Ano Novo vida nova – Planejamento para 2009


planejamento

A crise mundial que se anunciou em 2008 torna indefinidas algumas dasprevisões para 2009.De uma maneira ou de outra todos seremos atingidos pelas mudanças econômicas. Na dúvida, na incerteza, organize-se planejando sua vida pessoal e profissional.

Para as pessoas que não se consideremorganizadas, é imprescindível investir um pouco mais de tempo e atenção na elaboração de um plano para enfrentar possíveis e prováveis mudanças. Para aquelas que já se organizaram com antecedência é hora de revisar planos e fazer correções.

Muito mais do que fazer uma lista de resoluções de ano novo (vou fazer exercícios, vou emagrecer, vou deixar de fumar, vou usar menos o carro, etc) e apenas desejar que 2009 nos traga saúde, paz e dinheiroé preciso investir em mudança de hábitos e atitudes, posicionar-se conscientemente para governar nossos rumos neste ano e nos próximos.

A maioria de nós não costuma fazer planos de longo prazo. O imediatismo nos impede de alcançar grande parte daquilo que nos é possível. Culturalmente não planejamos reservas financeiras para estudos, para uma aposentadoria confortável, para uma assistência médica adequada na maturidade e muitas vezes nem para as próximas férias.

O dia 31 de dezembro não deve ser considerado como o encerramento do jogo, cujo placar será zerado no início de 2009.O tempo é um conceito que nãodeve nos limitar. Vivemos de uma forma contínua, nossos acertos compensando nossos erros. Então vamos deixar de lado a esperança de que a nossa “lista de desejos”se realize por sorte e mágica eracionalmente vamos trabalharpara alcançar nossas metas.

Determinação, planejamento, acompanhamento e investimento são algumas das ferramentas para enfrentarmos o que vier.

Dicas

Organize-se financeiramente – elabore seu orçamento, faça um planejamento mensal e anual. Mantenha sua organização financeirafazendo revisões e correções durante todo o ano.

Organize suas tarefas pessoais e sua casa – melhore sua organização doméstica e faça sua vida pessoal ter mais qualidade. Livre-se do excesso, das coisas que guarda sem previsão de uso. Desapegue-se, doe ou venda o que não é útil para você. Consuma conscientemente, pense no planeta e em seu bolso.

Administre sua rotina – comece organizando seus documentos, classifique papéis, saiba o que é necessário guardar e descarte o desnecessário (papéis tem prazo de validade).

Esteja sempre atento às exigências de sua carreira, de sua vida profissional – invista em capacitação, objetivamente analisando cursos e treinamentos que desenvolvam suas habilidades.É hora de aumentar seus conhecimentos em idiomas, dominar mais do que a língua nativa e o inglês. Procure diferenciais, consulte profissionais de sua área para saber como alavancar a carreira (MBA, especialização, etc).