Papéis têm prazo de validade

Existem pessoas que não guardam nenhum papel  enquanto outras – que já foram até entrevistadas no Fantástico – guardam tudo, tudo mesmo , por toda a vida. No caso de comprovantes de pagamento, as duas práticas podem trazer problemas.

De acordo com o Código Civil Brasileiro (no que se refere à prescrição de prazo para as ações de cobrança de não pagamentos) a maioria dos documentos/contas pagas deve ser guardada por 05 (cinco) anos.

05 (cinco) anos
* Tributos e tarifas: água, luz, IPTU, IPVA
* Telefonia, internet, tv a cabo, celular
* Mensalidades escolares
Prestações de financiamento de imóveis
*Planos de saúde
* Faturas de cartão de crédito
Declaração de imposto de renda + comprovantes
Comprovantes de pagamento a profissionais liberais
Condomínio

Em 2009 foi promulgada a Lei 12.007 que alterou o prazo de guarda de comprovantes mensais: Fatura – Os comprovantes anuais  de pagamento de água, energia elétrica e telefone, além de condomínio,  plano de saúde, dentre outros, devem ser guardados por pelo menos cinco anos.

03 (três) anos
Contrato e comprovantes de pagamento de aluguéis
01 (um) ano
Contrato de seguros
30 (trinta) anos
Documentos trabalhistas (comprovantes que indicam vínculo empregatício, encargos da Previdência e FGTS) : devem ser mantidos até a aposentadoria.

Há ainda uma infinidade de comprovantes e documentos  que devem ser submetidos ao bom senso:
. Notas fiscais de aquisição de produtos :  mesmo após o término da garantia  devem ser guardadas enquanto durarem os bens. Você poderá precisar delas ao acionar o seguro ( furto ou roubo) ou para tratar junto ao fabricante de eventual surgimento de defeitos (vício oculto  – definição nos artigos do Código de Defesa do Consumidor).
. Financiamento de veículos: após a liberação da posse pela financiadora (liberação do DUT) é prudente  manter os comprovantes de quitação por cerca de 1 ano ou  até a transferência (venda) para terceiro.
Não se esqueça que papel ocupa espaço e que a vida toda é muito tempo para manter arquivada uma conta da Light ou da Cia Telefônica da Borda do Campo.

Atualização:

Em 2009 foi promulgada a Lei 12.007 que modificou alguns prazos de guarda . Leia mais   Prazos de guarda de documentos 

Comentários