Organizando o arquivo pessoal


Nem todas as pessoas possuem um volume considerável de papéis e documentos que justifique um sistema de arquivamento mas essa não é desculpa para acumular tudo numa gaveta em bagunça.

Se seus papéis são basicamente documentos pessoais, contrato de aluguel, apólices de seguro, contrato de escolas e faculdade, você podeseparar por assunto emanter tudo em caixas de arquivo morto,em pastas suspensas numa caixa ou em envelopes numa gaveta.

Determine uma cor para cada pasta e sempre que precisar trabalhar o conteúdo, mesmo que ela tenha etiqueta identificadora, alocalização será mais rápida.

Separe seus documentos e arquive em envelopes coloridos. Facilitam a organização e cabem numa gaveta.

Contas a pagar: o ideal é mantê-las numa pasta em ordem cronológica. Se o volume for pequeno, uma pasta sanfonada 1/4 será o ideal.

Para não esquecer desses compromissos,deixe a pasta na gaveta de sua mesa de trabalho ou à vista no ambiente da casa em que você mais ficar.

As contas pagasdevem ser arquivadas por tipo/fornecedor/concessionária (luz, gas,telefone) e mantidas pelo período legal. Leia mais em Papéis têm prazo de validadee Por quanto tempo guardar recibos