Organização pessoal – mantenha registros de seus documentos


Ter arquivadas cópias de documentos e de cartões de crédito é uma forma de evitar muitos problemas. Seja para manter organizadas as informações ou para providências em caso de extravio, perda ou roubo.

Documentos pessoais – CPF, RG, Carteira profissional – providencie cópias autenticadas nos cartórios de registro. Elas têm a mesma validade dos originais e podem ser mantidas na bolsa ou carteira.

Para carteira de habilitação, documentos de porte do veículo, título de eleitor , faça cópias simples (as autenticadas não tem validade) . Elas auxiliam na recuperação se esses documentos forem perdidos.

Cartões de crédito – faça cópias da frente e verso dos cartões . São informações uteis para controlar a validade e agilizar comunicação de perda ou roubo. Acrescente os telefones e forma de contato com a administradora.

Organize suas cópias em uma pasta própria e mantenha guardada em local seguro.

Dica – Uma opção às cópias em papel é o uso do scaner para criar seu banco de dados e mantê-lo no computador pessoal (tomadas as providências com segurança).