Medicamentosem uso perdemas propriedades mais rapidamente e antes do que a data impressa indicae que valepara a embalagem fechada . Cuidados com o armazenamentosão portanto muito importantes.
O que fazer quando estiverem vencidos ou como que sobrar de medicação indicada para tratamentos?
Infelizmente, não há maneira segurade descarte e a maioria das pessoas acaba porcolocarno lixo doméstico ou – mais grave -no ralo ou no vaso sanitário.
Medicamentos……Não no armário do banheiro
.
O Grupo Pão de Açúcar e a Eurofarma Laboratórios lançaramno final de 2010o projeto “Descarte Correto de Medicamentos”.
Os postos de coleta * funcionamnas lojas do Pão de Açúcar (Real Parque e Jabaquara) e três lojas do Hipermercado Extra (Itaim, Penha e João Dias). A partir deste ano estarão funcionandonas 154 drogarias do Grupo em todo País.
*( para medicamentos vencidos ou fora de uso, embalagens e cortantes como agulhas, ampolas, vidros de xarope, blisters, frascos, bisnagas)
A Prefeitura de São Paulo disponibiliza as UBS’s – Unidades Básicas de Saúde da cidade para o descarte de medicamentos e outros resíduos de saúde.
Os medicamentos devem ser descartadosnas embalagens originaise as seringas e agulhas precisam ser colocadas em um recipiente rígido para evitar o risco de acidentes. As caixas que não mantém contato direto com os remédios e as bulas são entregues para a reciclagem.