Tema da semana: Organização da Cozinha


 

Publiquei diversos posts sobre como organizar e manter a funcionalidade dacozinha enesta semanavamos retomar o tema.

Organização funcional dos armários

Determine os espaços para cada tipo de utensílio/acessórioarmazenando-os nos armários mais próximos das áreas de utilização: louças do dia a dia e copos perto de mesa e bancada, panelas e assadeiras junto ao fogão.
Nas prateleiras mais altas mantenha o que usarmenos e nas baixas o que usa frequentemente. Vale para eletrodomésticos e conjuntos de louça.
Liquidificador, centrífuga e torradeira se usados com freqüência devem ocupar uma prateleira baixa para ficarem sempre àmão.Evite deixá-los sobre as bancadasquando fora de uso.

Dicas
1 – Louças:
. Separe eempilhe os pratos de mesa, sopa e sobremesa.
. Jogos de chá e café: empilhe os pires e mantenha as xícaras juntas com as asas para o mesmo lado (economiza espaço). . Bules e açucareiro em fila do maior ao fundo para o menor na frente.
2 – Panelas
. Pouco espaço? Evite guardar uma dentro da outra. Sobreponha colocando a tampa invertida entre elas.
. Assadeirase frigideiras com antiaderente devem ser protegidas com uma folha de papel toalha entre elas. Sobreponha da maior para a menor.
. Tigelas e serviços de inox: armazene juntocom as bandejas e descansos, numa prateleira próxima às louças e travessas.
3 – Copos e jarras
. Separe por tipo e frequência de uso: diário, taças, cristal.
. Enfileire os copos com as bordas para cima: altos, baixos, de água, cerveja, etc.
4 – Utensílios para preparo e armazenamento
. Itens de plástico como tigelas, bacias, escorredores, peneiras: uma dentro da outra.
.Potes de plástico podem ser organizados em gaveta ou numa prateleira baixa (veja Organizando os potes plásticos…).
5 – Talheres, utensílios, panos de prato – gavetas do gabinete.
Na primeiragavetaguardeos talheresseparados em uso diário e eventual, na segunda gaveta utensílios para corte, trinchantes, garfos, tesouras, na terceira os panos de prato e toalhas de mesa de uso diário. Na última gaveta organize os acessórios e seu caderno de receitas.
6 – Mantimentos
Todo espaço de armazenamento de mantimentos pode ser chamado de despensa, ainda que se trate de um pequeno armário. Aproveite asprateleiras internas na total profundidade organizando pacotes e lataria sempre de olho na validade. Utilize potes para armazenar grãos e farinhas, caixas plásticas para embalagens de sopas, gelatina, etc. Use um rotulador ou etiquetas para organizar e anotar a validade.
Evite forrar prateleiras e gavetas com papel ou toalhas plásticas. Se precisar proteger as peças ou revitalizar seus armários escolha o adesivo vinílico – fácil de limpar, não acumula pó ou residuos e se bem aplicado dura anos.