Simplifique a organização de documentos


Podemos chamar de papéis os documentos legais ou os registros de atos importantes, pagamentos, aquisição, formação, certificação, viagem, avisos de cobrança, faturas.

Como já postado muitas vezes aqui, não existe obrigatoriedade de se manterem por mais de 5 anos as faturas de prestadores de serviços e a tabela de temporalidade aplica-se à entidades e empresas de forma específica, enquanto o que orienta o consumidor pessoa física são as leis e o que dispõe o Código Civil (leia pesquisando “tempo de guarda” na busca do site).

Montar um sistema de arquivo físico é a maneira mais eficiente de administrar a rotina pessoal.

Não deixe seus papéis jogados em gavetas. Existem organizadores e caixas próprias para arquivar desde documentos pessoais como certidões, passaporte, carteira de trabalho, até contas a pagar, contas pagas, escrituras de imóveis, faculdade, documentos de veículo, assistência médica, seguro vida e residência eetc.

Para otimizar o espaço, você pode aplicar as metodologias que utilizamos no gerenciamento da vida profissional também na vida pessoal. Crie pastas para os assuntos específicos que devem ser etiquetadas com informações do conteúdo.

Definaum local aonde serão dispostas as caixas ou organizadores.No caso de pouco volume seu arquivo pode ser concentrado numa pasta sanfonada e guardado até mesmo no guarda-roupas.

  • Caixas organizadoras – Muito úteis para arquivo de documentos e até objetos que não têm uso frequente.
  • Pastas e envelopes plásticos (imagem).
  • Pasta sanfonada compacta – Com divisórias internas, que podem ser de 1 a 31 (dias) ou de janeiro a dezembro (meses), são excelentes para organizar a rotina
  • Caixa arquivo – Para documentos que se precisa ter sempre à mão e projetos que necessitam de acompanhamento .

 

E principalmente acompanhe a evolução tecnológica e elimine a necessidade de manter tudo em papel: o aplicativo do seu banco na internet – no seu computador e no celular – que vai além de pagar contas e arquivar seguramente os comprovantes e diversos outros que além de copiar e digitalizar papéis geram lembretes e listas específicas.

 

 

 

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