Organização para um projeto faça-você-mesmo: pintura


Pode não ser para qualquer pessoa mas renovar a pintura interna da casa pode ser um projeto para as férias ou uma atividade para um fim de semana.

Antes de começar veja as dicas para saber qual tinta comprar, como calcular as quantidades necessárias e o material completo para realizar a pintura.

  • Peça orientação na loja onde for comprar. Os grandes centros têm mega lojas e profissionais capacitados para tirar dúvidas , fazer a indicação do produto adequado eajudar no cálculo de quantas latas de tinta serão necessárias
  • Escolha a tinta e produtos para a pintura de primeira linha ,dentro do seu orçamento. Com produtos de qualidade você não terá que repintar com frequência.
  • Nos sites dos fabricantes é possível fazer a simulação com diversas cores a partir das medidas e dimensões dos cômodos além de encontrar a indicação do produto adequado.

Material:

  1. Plástico para forrar pisos e proteger os móveis, estopa ou trapos, fita crepe, máscara protetora, luvas, rolo de lã/ rolos de espuma, extensores para rolo, pincéis, espátulas, lixas, esponjas, misturador de tintas, bandeja para pintura, escada.
  2. Tintas para paredes e tintas específicas para portas, janelas e rodapés.
  3. Massa para correção de imperfeições.
  4. Solventes de acordo com as tintas a serem aplicadas .(Marinheiros de primeira viagem: tintas à base de água substituem as tradicionais tintas esmaltes e a maioria dos produtos “com cheiro” e que precisam preparo com solvente).

Preparando os ambientes

  1. Comece protegendo pisos e afastando ou removendo objetos e móveis.Você pode utilizar lona plástica ou papelão para o piso e plástico bolha para os móveis. (O jornal diretamente no piso acaba grudando nos pés e rasga com facilidade).
  2. Retire tapetes, espelhos dos interruptores e tomadas. Proteja luminárias e esquadrias das janelas com fita crepe.
  3. Junte as ferramentas e materiais para o trabalho em um só lugar como num balde ou caixa de papelão para que o itens não se espalhem pelos cômodos.

Mão na massa

  1. Paredes: antes da aplicação da tinta é importante lixar e limpar o pó com uma esponja. Corrija as imperfeições com massa e lixe para nivelar e ter um resultado uniforme.
  2. Trabalhe sobre uma proteção extra no piso (um pedaço de papelão, uma bandeja plástica) para misturar e preparar a tinta antes de despejar na bandeja de pintura.
  3. Siga a sequência: teto, paredes, portas, rodapés, janelas e respiete as indicações de pausa entre as aplicações (demãos).

Limpeza

  1. Limpe imediatamente respingos e seque a eventual tinta derramada, mesmo que o piso esteja forrado com plástico.
  2. Espere a secagem completa antes de fazer a limpeza de portas e esquadrias.
  3. Após a retirada da proteção do piso evite o uso da vassoura para não levantar poeira – use o aspirador de pó e elimine os resíduos completamente antes de passar pano ou lavar o chão.