Como receber bem para um jantar em casa


Organização é a palavra-chave quando se trata de receber bem os convidados para uma reunião em casa, um jantar.Planeje com antecedência e tenha em mente que a festa é para os convidados e também para você!

Escolha o tipo de festa levando em conta o espaço disponível: um jantar mais ou menos formal, uma noite de vinhos e acompanhamentos, uma festa americana, um churrasco na varanda, uma mesa no jardim.

  1. Lista de convidados – Relacione as pessoas que irá convidar, entre em contato por telefone ou e-mail e não se esqueça de pedir confirmação.Saber quantas pessoas participarão é fundamental não apenas para calcular as quantidades de comida e bebida mas também para arrumar a casa para recebe-las confortavelmente.
  2. Cardápio – aposte nos seus melhores pratos e naqueles que sempre recebem elogios. Se estrear uma nova receita, um cardápio temático, teste tudo antes. Escolha bem os acompanhamentos e capriche nas sobremesas.
  3. Lista detalhada de compras. Anote todos os ingredientes necessários para as receitas. Fazer a lista com antecedência, permite identificar os locais para comprá-los (melhor relação entre preço e qualidade). Não se esqueça de calcular bem as quantidades para que não falte comida.
  4. Prepare alguns pratos com antecedência e congele. Não deixe para fazer tudo no dia e ficar presa na cozinha. Desfrute da companhia dos seus convidados.
  5. Reorganize a geladeira para acomodar as bebidas , pratos frios, as frutas e sobremesas. Verifique o espaço no freezer para os congelados e identifique cada prato com tempo necessário para o descongelamento no dia da festa.
  6. Bebidas. Abasteça-se de água e demais bebidas em quantidades suficientes. Providencie gelo e tenha sempre copos limpos à disposição.
  7. Arrumar a mesa. Dependendo do número de convidados você pode fazer um jantar sentado.Para um número maior de pessoasescolha um serviço informal. Monte uma mesa central com a comida ou distribua, em aparadores separados os pratos quentes, os acompanhamentos frios, as saladas, frutas e sobremesas. Coloque pratos, talheres e guardanapos juntos num aparador lateral. Os copos devem ficar na mesma mesa das bebidas.
  8. Decoração da mesa. Use travessas e baixelas bonitas, escolha uma toalha especial.
  9. Decore a sala com flores, mas sem excessos.

Fazer tudo sozinha dá muito trabalho – considere ter uma pessoa contratada para ajudar no dia. Peça colaboração de amigos que tenham habilidades culunárias: com astarefas divididas é mais fácil cuidar da finalização dos pratos, da disposição da comida na mesa, trocar em tempo os pratos sujos por outros limpos e tudo o mais que for preciso providenciar.

, ,