Você já deve ter lido que cada ambiente da casa deve ser limpo com um tipo de produto e também com um pano e esponja de cores diferentes.
Durante a limpeza panos e esponjas entram em contato com a sujidade numa superfície da cozinha, depois na pia ou no vaso sanitário. Sendo assim têm potencial para contaminar superfícies de forma cruzada.
Existem regras de limpeza profissional que podemos aplicar na limpeza doméstica, assim como o método que recomenda o uso de cores diferentes de ferramentas para cada ambiente.
Quando não há uso de cores para especificar o uso um mesmo artigo de limpeza passa a funcionar como um meio de transporte que leva os microrganismos de um lado para o outro e dissemina os perigos ao invés de eliminá-los.
O uso das cores de limpeza é capaz de evitar ou causar casos de contaminações cruzadas, melhorando ou piorando a eficiência da limpeza e deixando o espaço mais ou menos seguro para todos.
- Determine cores para áreas secas e áreas molháveis. O pano que limpa o armário da cozinha não limpa a pia do banheiro.
- Defina por exemplo a cor de utilização de um pano para mobília e outra para o piso em cada ambiente.
- Recipientes para misturar produtos com água, enxaguar panos e esponjas devem ser bem higienizados antes de serem utilizados em outro ambiente se for inviável ter dois ou mais baldes em cores diferentes por exemplo.
- Utilizar luvas específicas para limpeza de áreas mais críticas, superfícies onde a sujidade é maior: pisos, banheiro, lixeiras.
Sugestões para criar o sistema de cores:
Verde para banheiro: um tipo diferente de utensílio para piso e para sanitário e pia.
Laranja para cozinha: uma esponja para pia, outra para superfícies de armários, eletrodomésticos e panos para piso
Azul para quartos e salas, mobiliário, piso de áreas secas, etc
Amarelo para vidros, espelhos, etc.
Essa setorização por cores se aplica ao uso de produtos como esponjas sintéticas ou buchas naturais, escovas, panos de algodão ou microfibra, bastando sinalizar com o uso de caneta permanente ou cadarço colorido. Separar em cestas diferentes por ambiente agiliza o processo.
Fonte consultada https://www.higiclear.com/artigos/