Panelas também têm prazo de validade


Na cozinha poder contar com utensílios de boa qualidade, que se mantenham em bom estado por muitos anos demanda investimento e cuidados adequados no manuseio, na limpeza e conservação.

As panelas com revestimento interno em material antiaderente (Teflon® e similares) estão praticamente em todas as cozinhas , tanto por serem muito práticas na hora de lavar, já que os alimentos não grudam, quanto por permitirem uma preparação com menos óleos e gorduras.Antiaderente 1

No entanto com a frequência de uso, a utilização de utensílios de metal (colheres e garfos) durante o preparo dos alimentos e a limpeza feita com produtos inadequados faz com que a camada de antiaderente que reveste a base de alumínio se desgaste.

Antiaderente 2Quando a camada de alumínio fica aparente, o revestimento que sobra perde a função de não deixar os alimentos grudarem na panela além de permitir a passagem dos resíduos do material para os alimentos durante a preparação.

Antiaderente 3

Conserve adequadamente seus utensílios e panelas com antiaderente e não se esqueça de substituí-las assim que notar algum dano no revestimento. Questão de higiêne e saúde.

 

Antiaderentes: esse é o mais controverso tipo de panela disponível no mercado. Em sua composição, estão oácido perfluorooctanóico(PFOA) e opolitetrafluoretileno(PTFE), ambos extremamente problemáticos. O PTFE, quando exposto a altas temperaturas, libera gases tóxicos como os fluorocarbonos, que causa sintomassimilares aos da gripe. Já o PFOA, segundo estudos, está ligado ao desenvolvimento decâncer de rimefígado,problemas da tireoide,problemas no coraçãoemuitas outras complicações. Os compostos presentes nas panelas antiaderentes também são notórios obesogênicos (saiba mais na nossamatéria especialsobre o assunto). Se sua panela antiaderente estiver riscada ou se sua superfície estiver se desprendendo, descarte-a imediatamente. Fonte: e-ciycle