Organização doméstica: listas de tarefas são indispensáveis


A vida doméstica organizada em listas


Mesmo para quem cuida dos filhos, arruma a casa, cozinha e administra um lar, a ordem é criar uma rotina, senão vira tudo uma bagunça. “Organizar listas de tarefas domésticas é uma forma de otimizar o tempo e estar sempre com a casa em ordem”, ensina a consultora doméstica Ana Afonso.

A praticidade de se fazer listas é tiro e queda, explica a profissional. ”Funcionam como roteiros para você mesma, para distribuir tarefas entre os dias e horários mais adequados”.

A consultora Ana Afonso aponta seis dicas que vão facilitar sua vida:

1 . Primeiro crie listas de tarefas : arrumação diária (fazer as camas, colocar as roupas nos armários) e lavanderia (lavar/passar as roupas da casa e as roupas pessoais)

2. É importante fazer o levantamento das tarefas necessárias para a organização diária da casa e aquelas que costumamos chamar de semanal.

Determine dia para a faxina geral, para lavar e passar roupas, além das tarefas diárias: arrumar as camas, separar as roupas para lavar, limpar os banheiros, lavar a louça, cozinhar.

3. Para aproveitar melhor o tempo durante o dia, faça a manutenção e limpeza por áreas: quartos, salas, banheiro e cozinha em dias alternados. A casa estará sempre organizada a cada dia sem acumular tudo para o dia da faxina.

4. Organize os produtos de limpeza e acessórios num balde ou cesta antes de começar a limpeza. Poupa tempo e evita ir e vir até o armário da área de serviço.

5. Mantenha a limpeza na cozinha com atitudes simples.

– Limpe as manchas e respingos no fogão, pia e bancadas imediatamente.

– Lave panelas e utensílios: não deixe acumular na pia.

Entrevista para: Blog Mundo Walmart