Organização: a escolha adequada das panelas para a sua cozinha


Ao escolher as panelas para as nossas cozinhas,além da beleza e funcionalidade, devemos considerar as consequências do material com que são feitas para a nossa saúde.

Esmaltadas:são feitas de ferro ou alumínio e revestidas porcamadas de esmalte que distribuem bem o calor durante o preparo do alimento. Não devem ser usadas para frituras – o óleo pode atingir temperatura muito elevada e liberar elementos nocivos à saúde.Para preservar o revestimento utilize utensílios de silicone, náilon, madeira.
Limpeza:usedetergente e esponja macia para não arranhar e espere sempre que a panela esfrie para lavá-la evitando rachar o esmaltado.

Inox: resistentes e bonitas, ofundo triplo atinge altas temperaturas rapidamente e demora a esfriar retendo o calor por mais tempo. Oaço inoxidávelouinox, é composto por ferro, cromo e níquel.No Brasil não há dados que comprovem a transferência dos componentes do inox para a comida.
Limpeza: lave com detergente neutro e esponja macia. Enxague-as com água quente e seque imediatamente para manter o brilho natural.
Não é aconselhável limpar a panela com esponja de aço pois a camada protetora de óxido que ajuda a evitar que os metais passem para os alimentos pode ser danificada.

Antiaderente:fáceis de limpar e manusear, as panelas são revestida de politetrafluoretileno e de acordo com alguns estudos, esse material pode causar sérios danos ao organismo.
Alguns cuidados : use sempre fogo baixo no cozimento para não danificar a película protetora.Utilize colheres e utensílios de madeira, náilon ousilicone para evitar riscos e danos à superfície. Descarte as panelas que apresentem desgaste no revestimento interno.
Limpeza: só use detergente ou sabão neutro e esponja macia. Não use esponjas abrasivas, lã de aço, saponáceo pois danificam e removem o revestimento.

Alumínio: utilizadas para quase todas as preparações, deve-se evitar o uso para cozinhar molhos ácidos (tomate) ou doces e compotas.Também não devem ser levadas ao fogo para aquecer sem água, pois liberam resíduos que podem passar para a comida.
Limpeza: Lave com uma esponja dura, detergente líquido ou sabão em barra.Você não deve arear essas panelas.(*)
(*)Enquanto alguns especialistas recomendam não usar esponjas de aço na limpeza pois ao retirar o revestimento fazem com que o alumínio seja transferido para a comida, outros discordam afirmando que a quantidade é mínima e não prejudicial.

Ferro: mantém o calor constante e a temperatura alta. A liberação de partículas do mineral para os alimentos durante o preparo é benéfica à saúde. Deve-se ficar atento ao tempo em que alimento fica em contato com a panela, pois a quantidade de ferro em exagero pode não fazer bem.
Limpeza:Lave com detergente ou sabão neutro e uma esponja média. Após enxaguar, coloque a panela de ferro para secar ao fogo por alguns minutos.Passe na panela seca algumas gotas de óleo de cozinhacom papel toalha. Isso forma uma camada protetora contra a ferrugem.

Pedra sabão: são naturalmenteantiaderentes e retêm o calor por muito tempo. De acordo com especialistas, libera quantidades significativas de elementos importantes como cálcio, magnésio, ferro e manganês.Evite fazer frituras e submeter a variação brusca de temperatura.
A panela originalmente ”crua”, precisa passar pelo processo de cura antes do primeiro uso. Deve ser untada por dentro e por fora com óleo e levada cheia de água ao forno médio por duas horas ou ao fogo para ferver por 40 minutos.
Limpeza: Lave com detergente ousabão em barra neutro eesponjas firmes, não abrasivas.Palha ou lã de aço, esponjas abrasivas e saponáceo danificam o material da panela.

Cobre – aspanelas de cobre geralmente têm revestimento interno de antiaderente, aço inoxidável ou titânio.
As panelas totalmente em cobre são pouco práticas e devem ser usadas em preparações especiais, como receitas doces .Em contato com o sal o cobremigra facilmente para qualquer alimento que entre em contato com ele e consumido mesmo em pequenas quantidades, pode causar danos à saúde.Exige maior atenção e cuidado na limpeza antes e depois do uso.
Limpeza: lave com detergente ou sabão neutro e esponja não abrasiva. Não use palha de aço ou saponáceo em panelas de cobre.
Para tirar manchas ou marcas de fogo, use uma mistura de limão e sal ou vinagre e bicarbonato. Para avivar a cor do cobre use um produto específico.

Vidro:panelas de vidro são as únicas que não transferem resíduo para a comida. A beleza e a transparência permitem acompanhar o processo de preparo dos alimentos. Apesar de serem fáceis de limpar devido à fragilidade do material exigem mais cuidados e atenção no manuseio.
Limpeza:Lave com detergente ou sabão neutro e uma esponja média.

Barro– panelas de barro exigem a “cura” antes de serem levadas ao fogo ou podem rachar. É preciso untar a panela e a tampa com óleo de cozinha e levar ao forno por 20 minutos.
Limpeza: exige cuidado e atenção: o material poroso favore a penetração de alimentos, facilitando a cultura de bactérias. Lave com detergente ou sabão neutro e esponja firme.

 

Fontes de consulta:

.Por Dentro das Panelas. nutricionista Késia Quintaes.

. Saúde Abril