Guarda-roupas: como combater os problemas com umidade no Portal Decoração


Entrevista Publicada na revista Casa&Decoração edição 50 setembro 2011

Casa & Decoração> ResolvaArmário

Se você só falta enlouquecer com aumidade, omau cheirooupeças mofadasno guarda-roupa, talvez precise entender o que está errado nos seus cuidados com ele. Por isso, siga asdicase elimine todos os problemas.

Abriu as portas e deu de cara com blusas e calças molhadas, além do cheiro de roupa que não enxugou direito? Saiba que o problema tem jeito. Em primeiro lugar, é importante não guardar peças úmidas, suadas ou em sacos fechados. Ainda assim, se o problema já estiver acontecendo, a sugestão é começar do zero. Esvazie o armário e faça uma faxina com amisturade vinagre branco e água. “Coloque uma xícara de café para cada litro de água, passe com pano limpo e deixe secar”, indica Ana Afonso.

A sílica gel é uma boa pedida para ambientes menores, como gavetas, e a proporção utilizada é de 1kg por 1m³. Por fim, depois que tudo estiver arrumado, coloque giz ou cal em um pote aberto dentro do armário ou compre os potes tiramofo em supermercados, porque eles absorvem bem a umidade. “Muitas vezes, esse problema é causado pela infiltração de água da chuva ou de algum vazamento no encanamento”, explica a arquiteta Tatiane. Portanto, conte com todas as possibilidades.

Quando aparece o mofo
Chuva, maresia ou mesmo vapores vindos do chuveiro são acontecimentos cruciais para que apareçam manchas e pontinhos em roupas e móveis: o indesejável mofo. “Basta encontrar o nível adequado de umidade e temperaturas elevadas para que ele se prolifere e provoque manchas em paredes, móveis e livros da casa”, diz Daisy Kapphaz, personal organizer da Hubby, empresa especializada na organização de espaços residenciais.

Roupas manchadas pelo bolor têm jeito! Para acabar de vez com as más lembranças deixadas na sua camisa e calça preferidas, aplique esses ensinamentos:

1. Para manchas em tecidos brancos, mergulhe o traje em água quente com sal e deixe de molho por cinco minutos. Em seguida, leve ao sol e espalhe uma solução composta por suco de limão e sal, de hora em hora, até que ela suma. Depois lave normalmente.
2. Outra solução é adicionar, em dois litros de água, duas colheres de sopa de detergente e duas de água sanitária. Depois mergulhe a roupa e deixe de molho por algumas horas. Enxágue bem e leve para secar ao sol. O detergente pode ser substituído por vinagre branco na mesma proporção.
3. Uma alternativa é adicionar uma colher de sopa de amoníaco a 100 ml de água e pôr no local atingido. Depois é só enxaguar e levar para secar.
4. Para tirar manchas de artigos de lã, deixe-os expostos ao sol por algumas horas e, em seguida, esfregue com uma escova embebida em álcool. Feito isso, coloque um tecido para protegê-lo e aplique o ferro quente sobre a área afetada.
5. Para tirar manchas de mofo avermelhado, a dica é imergir o tecido numa panela com água e um pouco de fubá, levar ao fogo e deixar ferver por três minutos. Após isso, enxaguar e expor ao sol.

Cuidados com os sapatos
Passar o dia com eles e depois jogar dentro do armário. São atitudes como essas que contribuem para o mau cheiro no seu closet. Então, mantenha a limpeza em dia e guarde-os em lugares arejados, o que evita a proliferação das bactérias. “Basta colocá-los virados para a frente e num local ventilado. Aqueles que usamos pouco podem ser guardados em sacos de TNT com visor”, recomenda Daisy. O indicado é que esse sapato respire um pouco após o uso, seja no sol ou na área de serviço. Após isso, limpe o solado e a parte de cima com um paninho ou desodorizador. “Uma boa ideia é colocar um pouco de areia de gato numa meia de algodão e deixá-la dentro do sapato, isso evitará odesenvolvimentodas bactérias”, explica Ana Afonso.

Projeto: Ana Afonso personal organizer do Ana Afonso Organizer – Daisy Kapphaz personal organizer da Hubby, especialistas na organização de espaços residenciais.

Onde encontrar:
Ana Afonso – Tel.: (11) 99191-2517.