Cuidados para quem tem pet com a limpeza da casa e o bem estar deles


Tem bichinhos em casa? Veja minhas sugestões para manter sempre um ambiente limpo e seguro em duas matérias para portais de notícias.
Perguntas respondidas por Ana Afonso, consultora de organização pessoal.
Extra Globo

Em apartamentos, é comum que os bichos de estimação fiquem na área de serviço, bem ao lado da dependência de empregadas. Embora cada vez menos domésticas durmam no local de trabalho, ainda há casos em que os bichinhos utilizam o espaço reservado para elas. O que fazer nessa situação?

Para o arquiteto Aquiles Kílaris, a lavanderia seria um espaço somente para os animais dormirem, não para utilizarem o dia todo.Os modos de vida de hoje mudaram. Então, poucas domésticas utilizam a dependência. Entre as que dormem, existem as que gostam de cachorros. Deve ter uma harmonia em tudo — diz.

Míriam dos Santos, designer de interiores, concorda:Acho que não tem problema, mas depende da empregada. Planejar auxilia no funcionamento da casa.

O fundamental, segundo eles, é ter bom senso, cuidando para que o espaço esteja sempre limpo e sem mau cheiro. Outra dica é perguntar se a doméstica se incomoda com os animais.

Cantinho ideal

Qual é o melhor local para deixar cães e gatos?

Quem mora em casa não tem tanto problema, pois, geralmente, há nela um quintal ou uma área de serviço externa. Para quem mora em apartamento, a lavanderia é uma ótima opção, pois é mais fácil mantê-la limpa.

Mau cheiro

Como deixar o canto dos animais cheirando bem?

É importante não usar desinfetante nem cloro, porque podem ser prejudiciais para os bichinhos, que farejam e têm contato direto com os produtos. Utilize um desinfetante próprio para animais, que é menos agressivo, ou lave com água e sabão e depois use um desinfetante bastante diluído em água para que não sofram com o cheiro forte do produto. No caso dos gatos, é fundamento deixar as caixinhas de areia sempre limpas. Como é difícil não ter o cheiro do bichinho, pendure um sachê com perfume para amenizar um pouco do odor próprio deles.

Pássaros

Como manter as gaiolas sempre limpas?

A limpeza deve ser feita constantemente, trocando as vasilhas que contêm ração e água todos os dias. No fundo da gaiola, coloque um jornal, pois é mais fácil de ser trocado todos os dias, mantendo o espaço limpo. Além disso, é importante protegê-la do sol, para que a água das aves não esquente e a comida não fermente. Também deixe os passarinhos longe do vento e, no inverno, coloque uma capa para que eles não sintam frio.

Peixes

Quais os cuidados para manter os aquários?

Aquários requerem muito cuidado e uma higiene bem feita. Tenha um filtro, já que não dá para trocar a água deles sempre. Há produtos que andam pelas paredes do aquário, limpando-as, e bombinhas que oxigenam a água. Não alimente os peixes com comida demais, pois eles não comem tudo e o que resta cria bactérias.

Bbel um estilo de vida entrevista originalmente publicada em 2011
Publicação atualizada em 05 de novembro de 2012 pela editoria do site Bbel Uol

Matéria baseada em entrevistas com o veterinário Renato Tartália, diretor do hospital veterinário público de São Paulo e a Consultora de organização pessoal Ana Afonso

Ter um animal de estimação é maravilhoso, mas também envolve dedicação, gastos e organização do dono. Muitas vezes o bichinho chega na casa ainda filhote e os costumes que se criam nessa época são levados para o resto de sua vida, por isso, a determinação de seu espaço dentro da casa é importante até para estabelecer disciplina ao animal.

Deixar claro para o bichano quais espaços pertencem somente a ele, qual lugar ele irá comer, dormir e fazer suas necessidades ajuda a estabelecer bons hábitos.

É importante saber também que a casa que abriga um animal deve ter ainda mais cuidados quanto à organização. Ter um animal em casa requer que o dono tenha consciência da responsabilidade em relação ao bem-estar do bicho em conjunto com a família. É importante ter cuidado com a higiene e conforto de seu espaço. Um local organizado dá segurança ao animal.

Onde o animal irá comer

O bichinho de estimação acaba naturalmente estabelecendo os locais que mais gosta na casa. Esse lugar pode ser na frente da porta de entrada, em algum tapete específico, dentro ou até em cima de algum determinado móvel, no caso de gatos. É claro que o animal acaba convivendo e tendo suas preferências de onde ficar dentro do lar, mastrês principais locais de seu uso devem ser pré-estabelecidos pelo dono: onde o pet irá dormir, onde irá comer e onde será seu banheiro. Esses locais, como estão dentro da casa ou do apartamento, devem ser em áreas completamente distintas. Onde o animal vai se alimentar, por exemplo, deve ser sempre distante da área onde ele fará suas necessidades.

O potinho de ração pode ficar na cozinha, na copa ou na área de serviço. A ração deve ser armazenada longe do chão, de preferência em um pote com tampa, longe de fontes de calor e umidade. As vasilhas de alimento e água devem ser sempre higienizadas e não se deve manter restos de alimento após o animal comer. O local onde será mantida a ração deve ser de fácil acesso e longe do banheiro da casa. O veterinário também diz que esse lugar deve ser, de preferência, bem arejado e claro.

O local onde o animal fará suas necessidades, ou seja, onde estará seu jornal, tapete higiênico ou caixinha de areia, deve ser mantido sempre limpo, por isso, o ideal é que fique em um local onde a limpeza seja mais fácil de fazer, como a lavanderia. Na lavanderia sempre tem um ralo bem localizado, o que facilita lavar o local caso necessite, além de ser arejado, normalmente. No caso de apartamentos, deixar o animal fazer suas necessidades na sacada deve ser evitado já que pode ser motivo de incômodo e conflitos com os vizinhos.Quem mora em casa, onde geralmente há um quintal ou uma área de serviço externa, pode colocar o banheiro do animal ali.

Onde o animal irá dormir

 

A cama do bichinho também deve ser em um local bem pensado. Mesmo a prática sendo comum, não é recomendado que o animal durma na cama com seus donos e se possível, é melhor evitar que ele fique até no mesmo quarto. O veterinário recomenda que a caminha seja colocada na sala ou em algum quarto extra da casa. O ideal é que o animal tenha uma almofada, colchonete, cesto, manta ou qualquer material que possa o isolar do frio, calor ou umidade que possa vir do piso.Onde isso ficará é particular ao dono, mas o melhor é que fique num cômodo onde ele possa ficar sozinho e sem estresse como no home office ou na sala de TV.

Brinquedos do pet

O animal precisa ter um espaço para suas próprias coisas como seus brinquedos e no caso do gato, o arranhador. Renato Tartália afirma que, se o animal for brincalhão, é quase inevitável que seus brinquedos fiquem espalhados pela casa. Mas o veterinário recomenda que na hora de guardar os brinquedos, o ideal é que eles fiquem dentro da casinha ou em cima da caminha do pet, para que assim o bicho saiba que tem fácil acesso à suas coisas. Ana Afonso completa dizendo que uma caixa plástica permite guardar tudo e organizar o espaço, mas é importante, também, deixar que o animal pegue seus brinquedos quando quiser. É bom deixar um ou dois dos brinquedos preferidos do pet dentro de sua casinha ou onde ele passa mais tempo, como na sala. O arranhador do gato pode ficar nesse local também.

 

,