Como cuidar das roupas nas mudanças de estação – Jornal Extra Globo


 

Armários ventilados e capas ajudam a conservar roupas e cobertas por mais tempo

As peças usadas na estação devem ficar em lugares mais acessíveis
As peças usadas na estação devem ficar em lugares mais acessíveis Foto: Luiz Ackermann / 16.03.2012

Com a troca das estações, os armários também passam por uma mudança. Como o inverno está chegando, as roupas mais quentes devem ficar mais acessíveis.
Guarde as roupas em armários que tenham alguma ventilação. Normalmente, se usam as prateleiras mais altas do armário ou closet (para as que não estão sendo usadas) e se reservam as mais baixas para as peças da estação — explica a personal organizer Valéria Canellas, responsável pelo site Em Ordem (emordemrj.blogspot.com.br).
Ela afirma que os casacos devem ser pendurados em cabides, cobertos com capas de TNT, e ficar arejando a cada 30 dias deixá-los arejando. Há dicas para sapatos também:— Guarde as botas com suportes internos para manter os canos esticados, evitando marcas no couro.

A personal organizer Ana Afonso diz que casacos devem ser limpos com frequência:— A cada uso, antes de voltar ao armário, devemos passar a escova (de cerdas macias, próprias para roupas) para remover pó e sujidades eventuais. Assim, podemos usá-los durante todo o inverno.

Tire suas dúvidas

Como guardar casacos de couro, mantas e blusões?
Com a chegada do inverno, separe as peças, confira o estado delas, lave-as e mantenha-as em prateleiras e cabides. Casacos mais pesados devem ser higienizados e mantidos nas áreas mais acessíveis.
E sapatos, como as botas?
O mesmo vale para calçados e bolsas: mude as botas e os calçados fechados para as prateleiras mais baixas e suba as sandálias e os sapatos. Lembre-se de que as roupas usadas na estação passada devem ser guardadas limpas e sempre protegidas em sacos de TNT ou tecido. Não feche vestidos, casacos ou blusas em sacos plásticos, mesmo com furos para ventilação, pois podem ficar com mofo e mau cheiro.
Como lavar roupas guardadas?
As roupas de lã, de acrílico e de fibras sintéticas devem ser lavadas seguindo as orientações da etiqueta têxtil, como não lavar em temperatura acima de 30 graus; não usar alvejante; não torcer; não secar em máquina; pendurar corretamente para não deformar e não passar ferro acima da temperatura mínima.
E as peças em couro?
As peças em couro devem ser limpas apenas com um pano, evitando aplicar soluções como hidratante corporal, óleos etc. Caso estejam manchadas ou sujas, a limpeza profissional é a mais indicada.
As peças devem ser limpas assim que forem reabertas?
Faça a lavagem para remover a poeira e os ácaros que se acumulam no tecido (mesmo que tenham sido lavadas no final do inverno passado).
Quando o inverno acabar, o que se fazer, antes de guardá-las?
Nunca se devem guardar roupas de uma estação para a outra sem higienizá-las, pois os resíduos podem causar manchas, mofo e mau cheiro.

Perguntas respondidas por Ana Afonso, personal organizer responsável pela empresa Ana Afonso (www.anaafonso.com.br), empresa de consultoria em organização.

Leia mais