Afinal, vinagre é desinfetante?


 

O vinagre é frequentemente usado em tudo, da lavanderia até a limpeza doméstica.

E passou a ser consenso acreditar que o vinagre age como agente desinfetante, notadamente em tempos de pandemia do covid.

Segundo especialistas (fonte abaixo) o ácido acético tem a capacidade de destruir bactérias e alguns vírus mas é menos eficaz do que os desinfetantes comerciais.(álcool 70 e água sanitária)

Alguns estudos mostraram que o vinagre tem propriedades antibacterianas quando se trata de matar bactérias nos alimentos durante a sua preparação. (*na limpeza de legumes e verduras na etapa da higienização por exemplo).

O tempo de ação necessário para a ação do vinagre é maior do que o dos desinfetantes comerciais:a eficácia de produtos de limpeza químicos e naturais, o vinagre de 6% foi antimicrobiano e diminuiu a presença de Staphylococcus aureus e E. coli. Mas não tão eficazmente como os desinfetantes mais comuns. E é necessário pelo menos meia hora de exposição ao vinagre para obter um grau de ação desinfetante.
Assim,é melhor usar vinagre apenas para fins desinfetantes no contexto da preparação de alimentos. Não na limpeza das superfíciescomo desinfetante.
Porque se recomenda o vinagre branco: o vinagre branco tende a ser o mais ácido, entre 4 a 7% de ácido acético e não tem corante daí a recomendação de uso fora da culinária.
Alimpeza de vinagre não é adequada para superfícies com alto risco de contaminação de alimentos. São eles: tábuas de corte e prateleiras/gavetas na geladeira.
O vinagre pode ser usado em superfícies como vidro, janelas, paredes, armários, pisos, pias, cooktops e cafeteiras mas não como exclusivamente desinfetante. A ação do ácido acético é desincrustrante, desengordurante e solta mais facilmente resíduos e sujeira mais resistente.
,