Abastecendo a despensa: como comprar um bom feijão


Feijão preto, roxinho, rosinha, mulatinho,carioca, jalo, rajado, branco, de corda, azuki e outras variedades.

Dicas para uma boa compra, guarda e preparo.

  1. Características: grãos uniformes, inteiros, de casca homogênea, brilhante, sem manchas ou rachaduras
  2. Em pacotes ( embalado) observe a data de validade e se consta a safra e o tipo. Escolha as mais recentes. O melhor feijão é sempre o mais novo: cozinha rapidamente e não precisa ficar de molho por muitas horas. A identificação nas embalagens Tipo 1,2 e 3, principalmente dofeijão carioca é feita conforme a cor e a quantidade de grãos defeituosos (o feijão clarinho é o preferido pelo consumidor).
  3. A granel: aperte o grão com os dedos. Se rachar facilmente, significa que está velho e vai levar mais tempo para ser cozido e precisará ficar de molho.
  4. Armazenamento: Sempre em local seco e arejado. Evite estocar o feijão, ainda que ele possa ser guardado por até um ano pois quanto mais velho o grão mais duro efica.

De acordo comlegislação específica o feijão produzido e comercializado no Brasil é classificado seguindo normas técnicas em Grupo, Classe e Tipo.Grupo: define se o grão é comum (cultivado em todo o território nacional), ou caupi (do Nordeste).Classe: identifica o feijão branco, preto ou misturado (reúne grãos diversos na mesma embalagem).Tipo: determina a quantidade de defeitos e impurezas dos grãos. Varia do 1 (o melhor) ao 3.

Curiosidade: O feijão preferido pelo carioca e o mais consumido no RJ é o feijão preto.

Fonte:Bolsa de Cereais de São Paulo (BCSP).(www.souagro.com.br)