Como fazer a separação dos recicláveis

A diferença entre separar o lixo reciclável para a coleta domiciliar seletiva e a destinação individual de recicláveis para os ecopontos.

Há anos adotei a separação dos recicláveis. Juntava na semana, tudo numa sacola retornável e na ida ao supermercado colocava cada tipo de material no container correspondente.

Basicamente funciona assim:

  1. Separe os materiais orgânicos dos recicláveis

O primeiro passo é  separar o lixo em casa é fazer a divisão dos materiais recicláveis, orgânicos e não recicláveis. Os itens como plástico, vidro e papelão longe de resíduos úmidos, como os de alimentos, papéis sanitários, fraldas, máscaras descartáveis, etc.

  1. Higienize os recicláveis

Para que os materiais sejam totalmente aproveitados é importante higienizar todos  logo após o uso. Use a água da máquina de lavar coletada num balde, coloque na pia ao lavar a louça.
Lave caixas de leite, latas de alumínio, garrafas e outros itens que podem ter resíduos de líquidos ou alimentos antes de encaminhá-los para a reciclagem.

  1. Separe adequadamente cada material

É importante ao  separar o lixo selecionar cada material de modo que ele possa ser bem aproveitado durante a reciclagem. Alguns itens requerem um cuidado especial durante a separação.

Os papéis podem ser rasgados ou dobrados e  nunca amassados pois perdem valor de mercado ou não sejam reaproveitados.

As latas de alumínio podem ser amassadas e separadas. O ideal é deixar os anéis de metal juntos ou  destina-los  às campanhas de arrecadação para entidades de apoio aos necessitados.

  1. Dar a cada tipo de material um seu destino adequado

A etapa mais importante de como separar lixo para a reciclagem é dar o destino adequado para cada item.

Os materiais recicláveis, como plástico, vidro, papel e metal, são recolhidos pelo sistema de coleta seletiva em vários municípios que já oferecem esse serviço, uma ou duas vezes por semana.

Quando não houver a coleta municipal a opção é entregar aos catadores ou entregar nos pontos de coleta da região.
Veja os pontos de coleta em São Paulo: https://www.reciclasampa.com.br/pontos-de-coleta

Com o passar dos anos fui reduzindo muito o consumo de embalagens de uso único e a programação das minhas compras é quinzenal. Deixei de ir aos pontos de coleta assim que o meu bairro passou a fazer a coleta seletiva por caminhão.

Após muita insistência conseguimos que a administração do condomínio disponibilizasse containers para destinação (temos 3, um para orgânicos, dois para a coleta seletiva que acontece nas terças-feiras).

No entanto no condomínio não temos  separação dos recicláveis antes da coleta. Todos os tipos são embalados em sacos plásticos (a orientação é de serem transparentes mas aqui no meu prédio usam os pretos tanto  para a coleta dos  orgânicos  quanto  para dos recicláveis.

Na hora da coleta os garis colocam os sacos na caçamba do caminhão e o destino são as cooperativas que abrem os sacos e selecionam e separam num processo manual, usando a esteira para a passagem dos itens. (Dai a importância de não colocar nenhum item quebrado ou que possa causar cortes em que manipular).

 

Comentários