Como montar um serviço de mesa oriental com os acessórios corretos para cada uso

Um jantar oriental pode ser muito simples e elegante feito da forma tradicional, sem servir direto das embalagens do delivery.
Alguns costumes são adaptáveis para os costumes ocidentais porém alguns deles tem como objetivo melhorar o momento  de saborear a refeição.

Como montar uma mesa com os acessórios corretos para cada uso.
Há belíssimos serviços de mesa em porcelana, bambu, cerâmica, pedra,etc.
Meu conjunto de mesa nas  fotos é de porcelana  grão de arroz em azul e branco.
As louças e utensílios utilizados nesse tipo de mesa  dependem do que será servido mas geralmente quando encomendamos os pratos, para o serviço de mesa em casa usamos:
o hashi,  o talher especial em forma de pauzinhos e o nozoki, a molheira para shoyu, além de tigelas, pratos, travessas, copos e apoio para os hashis.

Pratos/louças

Sushi/Sashimi: para servir sushi e sashimi em uma mesa japonesa, é indicado o uso de bandejas, pratos giratórios ou os tradicionais barcos e pontes. Os convidados comem em um kakuzara o prato para consumir o sushi.

Sopas/lámen as sopas são  consumidas em tigelas, chamadas de owan ou tchawan.

Arroz: o arroz é tradicionalmente servido em ohitsu, um pote com tampa, ou em uma hanguiri, que é uma bacia. Na mesa japonesa é indicado ter uma colher para arroz, a shamoji, que possui o formato de uma espátula.

Bebidas:

Saquê: a bebida fermentada não pode faltar em uma mesa japonesa. Ela é servida em um massu, um copo quadrado que descansa em um pires chamado de ukessara.
Champanhe: É muito comum trocar o sakê pelo champanhe, usando taças tradicionais.
Cerveja:
 servida em copos tradicionais.
Chá: Em uma mesa japonesa recomenda-se tomar chá verde entre os pratos para limpar o paladar. O chá é servido em chaleiras e a  xícara de chá oriental se chama kobati e não possui alças.
Água: pode ser servida em substituição ao chá, depende de gosto, mas é uma alteração na finalidade. Servir em copo transparente.

Diversos:
Toalha umedecida: nos restaurantes sempre apresentam uma toalhinha umedecida em água quente para higienização das mãos, o que em casa podemos dispensar, lavando as mãos antes de nos sentarmos à mesa.
Guardanapo: dispensa o uso de argolas ou porta guardanapos. Basta dobrar ao lado do conjunto.


Lugar americano: ao invés de sousplat (já que não se usa um prato tradicional)  usar o lugar americano para demarcar e organizar as louças na mesa.
Pode ser em diversos materiais, inclusive a esteira de bambu.

Sobre porcelana : https://coisasdojapao.com/2020/11/guia-basico-de-ceramica-e-porcelana-japonesas/

Comentários