Como lavar as cortinas em casa

 

Como lavar as cortinas em casa?

Cada cortina tem uma técnica e um procedimento específicos. Precisamos sempre olhar o que as etiquetas, assim como nas das peças de roupas, indicam.

É possível lavar algumas que não sejam muito grandes em casa, à máquina. Deve-se fazer o mesmo processo de lavagem de roupas delicadas: não deixar de molho, não usar alvejante e não pôr para secar ao sol.
Se o tecido for algodão não pré encolhido é preciso desfazer a barra, porque caso ela encolha um pouquinho é possível refazer a barra numa altura em que não se perca a peça totalmente.

As cortinas de tecido sintético, como voil, secam muito rapidamente e devem ser lavadas num tanque de água cheio, sem sabão. Mergulhe-as, deixe-as de molho por meia hora e retire-as do tanque. Esvazie o tanque, encha-o novamente, coloque uma dose mínima de sabão (duas colheres de sopa de sabão em pó ou uma de sabão líquido), mergulhe as cortinas e deixe-as de molho por cerca de 15 minutos. Esprema-as, ligeiramente, com as mãos. Em seguida, enxágue-as bem, várias vezes. Jamais torça as peças, nem centrifugue na máquina. Podem ficar definitivamente marcadas e enrrugadas.

Coloque para secar em local ventilado e em menos de uma hora á estarão secas.

Também podem ser pendura diretamente no local mas há risco de manchar a parede ou o chão.

 

Comentários