Organização – a nova rotina 2021

Pandemia. Sim, parece que nunca vai passar. Demorando muito  e não temos certeza  de que a vida voltará a ser como antes.

Imagem: Divulgação

 

Com o teletrabalho para poucos, as aulas online, famílias se adaptaram, ou não, à nova realidade.

Como enfrentar as dificuldades e manter casa funcionando? Modificando a rotina, distribuindo tarefas e responsabilidades, alternando atividades (dia de cozinhar, dia de lavar roupa), etc.

O primeiro  passo é identificar quais são as  tarefas diárias, anotando  as coisas que precisam ser feitas desde a manhã até a noite. Isto irá ajudar a montar e estabelecer um planejamento das rotinas necessárias e simplificar o trabalho doméstico, seja feito por você ou com ajuda da diarista.

Estabeleça o período em que fará a rotina da casa para não ocorrer choque de horários de trabalho e de assistência às crianças em aula online.

Segundo passo: simplificar a preparação das refeições estabelecendo uma rotina e ter um planejamento de refeições para a semana. Assim sabendo o que se vai cozinhar com antecedência podemos organizar a lista  semanal de compras para  ter sempre a geladeira e despensa abastecidas.

O terceiro passo é estabelecer uma rotina para cuidar das roupas, para lavar e passar. Pode ser que o volume de roupas na casa seja grande e você precise lavar uma carga a cada dia. Porém, se estabelecer dias da semana para lavar roupas da casa, roupas pessoais e roupas das crianças o uso da máquina de lavar será mais racional, assim como o do ferro de passar.

E o passo mais importante: dividir as responsabilidades com o cuidado da casa com as pessoas que nela moram.

 

 

Comentários