Higienização de Frutas e Legumes

Recebo muitas perguntas sobre higienização dos alimentos que trazemos do mercado em tempos de corona vírus.
Assim como em tempos normais, a higienização deve ser rotina mas sem neura. Em muitas situações bastam cuidados elementares: água e sabão.
Então, higienização antes de colocar na geladeira e higienização na hora de consumir.
Cada casa uma escolha, nunca sem pesquisar, testar, obter informações de fonte segura.
Mesmo quem já fazia a higienização correta passou a exagerar, lavando tudo com água e sabão e pondo de molho em água com água sanitária. De cebolas a tomates, de abacaxi à uva.

Acompanhe:

Frutas, legumes e verduras consumidos crus devem ser submetidos a processo de higienização para reduzir a contaminação presente na superfície destes alimentos.

Os produtos químicos utilizados na higienização devem ser apropriados para uso em alimentos e regularizados na Anvisa.

Etapas

O primeiro passo para uma boa higienização das frutas, legumes e verduras, é separar os produtos ou partes danificadas ou deterioradas.
Depois lave em água corrente um a um no caso de frutas e legumes ( use esponja macia e uma gota de detergente) se ainda quiser mais segurança deixe de molho com produto clorado observando que nem todas as frutas resistem ao cloro. Lave e seque antes de guardar na geladeira.
Lave folha a folha no caso de vegetais folhosos em água corrente ou  usando uma bacia com água, para eliminar insetos e resíduos com um pouco de vinagre mas, o vinagre e o limão não têm poder de eliminar bactérias então use um produto específico depois das folhas limpas.

Em seguida, meça a quantidade de água necessária para deixar todos os alimentos completamente imersos e adicione a quantidade do produto químico (na embalagem da água sanitária tem instruções) e coloque os alimentos de molho na solução pelo tempo determinado pelo fabricante. Depois os alimentos devem ser bem enxaguados em água corrente para retirar o excesso da solução de desinfecção. Use uma centrifuga ou seque as folhas sobre um pano de prato antes de embalar e guardar na geladeira.

Nota:

Tomates, uvas, caquis, pêssegos, figos só devem ser lavados antes de consumir,  assim como a mandioquinha e outros tubérculos que absorvem a umidade.
A frutas têm uma proteção cerosa natural. Ao serem higienizados com substâncias cloradas  apodrecem rapidamente além de absorverem produto que pode causar dano à saúde.

 

Comentários