Erros nos cuidados com as roupas

Nos treinamentos domésticos que realizo observo com frequência erros cometidos por falta de atenção às etiquetas das roupas, às recomendações dos fabricantes de produtos e desconhecimento também do funcionamento das lavadoras e secadoras.

1) Ignorar as instruções das etiquetas das roupas

Não seguir as instruções de lavagem pode causar danos irreversíveis à roupa. Para garantir a durabilidade das suas peças mais queridas, sempre consultar essas diretrizes
.*Se você tem dúvidas sobre o significado dos símbolos de lavandaria, veja  aqui

2) Misturar  roupas escuras com roupas claras

Normalmente esta é a causa de coloração, isto é, a transferência de cor a partir de uma peça de roupa para outro. Evitar esses problemas com uma dica simples lavagem: lavar as peças brancas separadamente, em seguida, as roupas de tons claros, médios e, finalmente, o escuro.
*considerar além da tonalidade o tipo de tecido)

3) Exagerar o tempo de molho

Peças que permanecem no molho por um longo tempo podem correr o risco de ficarem com  mau cheiro.
Deixar a roupa de molho por mais tempo não significa uma maior remoção de manchas. Pelo contrário. O tempo ideal é de 1 hora, mas, para manchas difíceis, você pode aumentar o tempo em até 2 horas. Observar esse período máximo é a dica mais importante da etapa de molho.

4) A sobrecarga da máquina de lavar

Para além de danificar a  roupa, o hábito de sobrecarga da máquina de lavar pode causar também danos a longo prazo para o equipamento. Para lavar a quantidade certa de roupas, nem mais e nem menos,  garantindo bons resultados na limpeza e operação do seu aparelho, veja as recomendações de peso no manual do fabricante.

5) Programa de lavagem inadequada

Lavar roupas delicadas, em ciclos de lavagem mais longos ou mais adequado para roupas mais pesadas, pode deformar e desgastar as fibras de tecidos finos. Então, confira as instruções de lavagem nas etiquetas das roupas.
*Mesmo usando sacos para proteção das peças só  faça  a lavagem de roupas delicadas em ciclo delicado e nunca misturadas com as peças de lavagem normal.

6) Dosagem incorreta de detergente para a roupa

Não seguir as recomendações de dosagem de detergente para a roupa geralmente envolve os seguintes problemas: o excesso de produto deixa as roupas esbranquiçadas, duras, difíceis de passar e também pode entupir o compartimento de sabão, causando  danos na lavadora e soltando sujidades  durante a lavagem.
*Adote o hábito de ler e seguir as instruções no rótulo em relação à quantidade de produto x carga de roupas x sujidade.
** A mesma recomendação vale para a dosagem de amaciante, que se acumula nas fibras, endurecendo o tecido.

7) Estender as roupas de qualquer maneira

Desatenção ou descuido, a verdade é que esta é uma falha muito comum depois de lavar :estender a roupa de maneira incorreta torna mais difícil a hora de passar e pode deformar a peça.

8) O uso incorreto da secadora

Colocar a roupa na máquina de secar e não selecionar o programa e a temperatura adequada pode causar encolhimento e danificar as fibras dos tecidos. Para obter bons resultados, consultar o manual do fabricante do aparelho e verifique as instruções de lavagem e secagem de roupas indicadas na etiqueta.

9) Deixar  roupas secas empilhadas

Na hora de recolher roupa seca não deixar tudo empilhado de qualquer maneira até a hora de passar, o que torna mais difícil alisar amassados.É mais prático recolher roupas varal ou secadora, esticar tudo muito bem e dobrar imediatamente. Você vai notar que até mesmo algumas roupas não requerem o uso de ferro!

10) Remoção pré lavagem de manchas

Passar ou colocar na máquina de secar a roupa manchada vai deixar a sujeira ainda mais resistentes e difícil de remover. Por isso, é importante tratar a mancha, antes e durante a lavagem da roupa.

 

Texto extraído do site https://www.omo.com/br/lavanderia.html

(* notas adicionadas por mim e correções necessárias por erros de redação da matéria original).

Comentários