Limpeza do fogão sem sofrimento

 

Só de pensar em limpar o fogão, já bate uma preguiça. Tem pessoas que preferem, inclusive, ignorar que a sujeira está se acumulando aos montes, e partem para ação só quando as panelas passam a disputar lugar nas bocas com os restos de comida já secos e grudados.

Mas não é preciso deixar a situação chegar a esse ponto, nem tampouco transformar a limpeza em um martírio. “O ideal é ir limpando na medida em que for sujando, após a preparação das refeições”, afirma a personal organizer Ana Maria Afonso. Fazendo assim, é bem mais fácil do que se deixar os resíduos por dias ali. Mas, a correria do dia, muitas vezes não permite que você limpe sempre que usa.

Sobre as folhas de papel alumínio para forrar a mesa do fogão se optar por elas o correto é que sejam retiradas após cozinhar para evitar que se acumulem líquidos e gorduras embaixo. Na verdade não há benefício já que o forro precisa ser limpo assim como a mesa do fogão.

E se você tem alguma dúvida de qual a melhor forma – e menos sofrida – para essa limpeza, a especialista em questões domésticas dá dicas:

– Com um papel toalha remova o mais grosso, como manchas de molho respingado, gordura de frituras, etc.
– Em seguida, use uma esponja ou um pano de limpeza com água e detergente neutro. Enxague e seque com um pano macio.
– Para remover a gordura, basta um pano embebido em água e vinagre branco.
– Na limpeza mais pesada, aplique um pouco de bicarbonato de sódio com uma esponja ou utilize vinagre branco.
– As peças do fogão devem ser fervidas em água e vinagre, para tirar manchas difíceis ou resíduos. Esfregue-as com uma esponja macia e sabão de coco. Depois é só enxaguar e secar bem antes de recolocá-las no fogão.
– Para os fogões de inox, é recomendado aplicar a cada 15 dias um produto específico (limpa inox), para conservar e dar brilho.
– Nunca use produtos com cloro nas partes de inox, para não manchar.
– Não esfregue o fogão com esponjas ásperas. Os riscos nas partes de inox são quase impossíveis de remover.
– Para limpar o forno: se for auto-limpante, basta passar um pano úmido. O tradicional, com ele desligado, mas ainda morno, remova o excesso de gordura com um pano úmido ou uma esponja macia, sem esfregar. Para a gordura muito incrustada, use um limpa forno ou a mistura bicarbonato de sódio e vinagre.

 

 

Editada: entrevista  publicada no Blog Walmart em 16 de novembro de 2011

 

 

Comentários