Como se organizar para encerrar o ano com tranquilidade

Não são só as chamadas festas de fim de ano que demandam atenção e organização. O ano está acabando e   como estão os aspectos práticos da vida?

Contabilidade doméstica

Selecione e descarte seus papéis,  organize documentos: faça um balancete da suas obrigações, pagamentos e recebimentos durante o ano.

Prepare toda documentação para arquivo, para ter à mão o que vai precisar logo no início do ano – renovação de matrículas, IPTU, IPVA entre outros.

Sempre que possível faça uma previsão para o ano novo, anotando em destaque seus compromissos assumidos com despesas de férias, suas despesas fixas com prestadores e fornecedores,  despesas com a manutenção da casa, abastecimento, com empregada, algum conserto que precisa ser feito,  mensalidades escolares, cursos, academia, viagens.

This image has an empty alt attribute; its file name is mulher-preocupada-com-contas-42420.jpg (imagem não autoral/divulgação)

Planejamento

Pense também em criar uma rotina para lidar com compromissos financeiros mês a mês. Facilite a administração das contas a receber e pagar usando o internet bank.

Use e abuse da agenda e do planner – agenda para anotar compromissos e planner para anotar e lançar as tarefas que precisam ser feitas. Use em papel ou um app.

“Arrume” seus armários

Final de ano também é uma época para fazer uma triagem nas roupas de uso pessoal  que muitas vezes estão esquecidas no guarda roupas, aquelas que precisam ser substituídas ou repostas. O mesmo pode ser feito com as roupas de cama e banho.

Separe o que precisa ser trocado e selecione o que puser ser doado. De roupas a brinquedos, pense que se não estão mais em uso e em bom estado tem sempre quem precise.

 

 

 

Comentários