Como usar eficientemente os produtos de limpeza

 

Estas orientações fazem parte do meu curso de gestão doméstica e treinamento de empregados.

Os produtos básicos indicados variam de casa para casa, de acordo com os hábitos de consumo. Nunca haverá unanimidade na escolha, sempre haverá um produto preferido por questões subjetivas ou por questões de escolha dos que causem menos impacto ambiental.

*Fica  aqui meu alerta  ao perigo da combinação de produtos com diferentes componentes químicos, as “misturas mágicas”  tão divulgadas pela internet.

Desengordurante em spray: indicado para limpeza geral da cozinha, no fogão, pia, azulejos. Aplicar sobre a superfície, passar o pano de limpeza e repassar um pano úmido bem torcido.
Para remover respingos de gordura, usar esponja, esfregando sem exagerar na força. Finalizar com um pano úmido bem torcido.

Detergente neutro: indicado para limpeza geral, desde a louça até pisos. Usar sempre dissolvido em água: para cada 2 litros colocar uma colher de chá de detergente para limpeza geral, passar pano no chão ou lavar utensílios.

Sapólio cremoso– usado para limpeza de peças em inox como fogão, geladeira, micro-ondas e panelas. Usar pequena quantidade numa esponja úmida, sem esfregar com força. Finalizar com pano úmido bem torcido, até remover todo o resíduo.
Ideal também para limpeza de vidro de box: remove os respingos de shampoo e cremes.

Limpador multiuso  – Produto para ser usado sem necessidade de misturar com nenhum outro.
Indicado para: Área externa, Banheiro, Cozinha, Sala, para limpeza de  em  Azulejos, Ladrilhos e Pisos,  Louças de Banheiro, Bancadas de Mármore e Granito. Pode ser usado diretamente na esponja sem necessidade de enxágue.

Limpador concentrado: com as mesmas indicações do limpador tradicional, tem a vantagem do rendimento maior, desde que dissolvido em água.
Como usar o limpador concentrado: dilua 1/2 copo americano do produto  em 4 litros de água (leia a embalagem pois varia de acordo com o fabricante). Umedeça o pano e aplique sobre as superfícies a serem limpas.Para limpeza de piso com muita sujidade usar puro com um rodo e pano úmido.

Cloro Gel  – Desinfetante para uso geral, é ideal para uso no banheiro, limpar rejuntes de azulejos e frestas onde ficam impregnadas sujeiras e germes.  Aplicar diretamente com o bico do frasco, deixar agir 5 minutos e esfregar com escova ou esponja. Enxaguar e secar. Substitui com muita vantagem a tradicional água sanitária.

Desinfetantes: escolha um desinfetante pelo poder de eliminar germes e não só pelo perfume. Leia o rótulo – se não garante eliminar sobre 99% não é eficiente. Use puro no vaso sanitário e diluído em água para higienizar pisos.

Álcool – nenhum  álcool de limpeza  é 100% desinfetante.O álcool que encontramos no supermercado com  concentração de 42º a 46º é menos eficaz do que aquele cuja concentração varia de 68º a 72º. Fique sempre atenta/o ao rótulo para ter certeza de que esta levando para casa um produto  para uma desinfecção efetiva.

Produtos para cuidar das roupas

Sabão em pó ou sabão líquido: Usar na máquina ou no tanque/balde, sempre dissolvendo antes de colocar as roupas.
Siga a indicação de quantidade do rótulo da embalagem. Não deixar as roupas de molho por mais de 2 horas (peças claras) ou 1 hora as peças escuras.

  • O sabão líquido é recomendado nas máquinas de lavar de abertura frontal.
  • O sabão em pó faz uma lavagem mais rústica e pode ser reservado para lavar panos de prato, panos de limpeza ou roupas com alto grau de sujidade e de acordo com o tipo de tecido.

Amaciante: usado para finalizar a lavagem da roupa e soltar as fibras. Quando usado em excesso acaba acumulando na peça e endurecendo a trama, ficando com aspecto áspero.

Alvejante sem cloro  pó – é o produto ideal para remover manchas, devendo ser usado na pré-lavagem da roupa, seguindo as orientações da embalagem. A água quente potencializa o efeito do produto, com excelentes resultados.
Substitui o uso da água sanitária com menos danos às roupas.

Adicionar  na máquina junto com o sabão potencializa o efeito de limpeza e só deve ser usado para roupas com mais sujeira (toalhas de mesa e panos de prato, toalhas de banho, camisas), sem necessidade de uso na lavagem frequente das roupas. Se a máquina de lavar tiver a opção água quente a limpeza será mais efetiva.

Sabão em barra para  roupas – sabão de coco em barra funciona como excelente auxiliar na pré-lavagem para tirar manchas de suor, desodorante, gordura.

Barra tira manchas – com as mesmas indicações do sabão em barra, tem as propriedades do tira manchas sem cloro, limpando sem estragar as roupas e removendo manchas difíceis.

Facilitador para passar roupas – desenvolvido especificamente para ajudar no processo de alisar o tecido, não deve ser usado em excesso para não amarelar a roupa com calor do ferro. Não usar em sintéticos, seda. Não substituir o produto por amaciante com água pois pode manchar a roupa.

 

Existem diversas linhas de produtos de limpeza, com indicações para uso em diversas superfícies, materiais, objetos. O essencial é sempre buscar pelas informações e modo de usar nas embalagens. Assim se evita usar o produto inadequado e danificar o que se quer limpar.

 

 

 

 

Comentários