Muitas vezes empregamos métodos de limpeza por força de hábito – adotamos os das nossas mães, aprendemos com empregadas da casa, não lemos os rótulos dos produto – e por falta de tempo de descobrir novas tecnologias (sim, limpeza tem tecnologia – os produtos mais eficientes, eletrodomésticos inteligentes e características dos novos materiais que revestem nossas casas).
Segue o primeiro de uma série de mitos que sempre desfaço nos treinamentos de organização doméstica que realizo.
Mito #1 – Misturar água sanitária e sabão em pó é a melhor solução para a limpeza de qualquer ambiente.
Não!!
Quando misturamos sabão e água sanitária eles se neutralizam e portanto o processo de limpeza fica menos eficiente.
Além de ser necessário empregar mais energia nos procedimentos de esfregar ainda é preciso utilizar um volume de água maior para remover os resíduos o que significa desperdício de produtos químicos e de um dos recursos naturais mais escassos atualmente.
Outro efeito negativo é a eventual liberação de gás tóxico resultante da reação química que pode causar problemas respiratórios e mal estar em quem estiver realizando o processo de limpeza.(*)
O correto portanto é a utilização de produtos específicos para limpeza pesada de superfícies, os desengordurantes sem enxágue e removedores de manchas e desinfetantes.
Anote:
Água sanitária: pode ser utilizada para limpar pisos laváveis e superfícies azulejadas porém nunca deve ser misturada com outro produto de limpeza.
Sabão em pó: deve ser utilizado na lavagem das roupas, conforme orientações e indicação dos fabricantes.
* Fonte toxicologista Daniel Rebouças, Centro de Informações Antiveneno (Ciave), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia