Não é só fechar o saco que reveste a lixeira, descartar e colocar um outro vazio. Além dos cuidados em manter sempre as lixeiras tampadas, elas precisam ser higienizadas regularmente e com frequência, principalmente se são destinadas ao lixo úmido e orgânico.
Veja como limpar as latas de lixo (não reciclaveis, orgânicos)
- Esvazie a lixeira e remova os resíduos utilizando folhas de jornal ou toalhas de papel. Use luvas.
- Procure lavar as lixeiras em ambiente externo (quintal) e se não for possível utilize o tanque da área de serviço, cuidando para higienizá-lo logo após esse processo.
- Despeje água na lixeira e esfregue com uma escova de cabo reservada só para isso. Enxágüe e despeje uma mistura de desinfetante com detergente (água sanitária, produtos específicos), esfregue novamente por dentro e por fora. Enxágue e seque com um pano ou deixe secar ao sol que ajuda a matar os germes que eventualmente restaram.
- Lixeiras de banheiro devem ser higienizadas diariamente: descarte o saco plástico e lave por dentro e por fora com uma esponja e desinfetante. Seque antes de colocar outro plástico.
Dicas:
Após lavar a lixeira , para reforçar a desinfecção e eliminar o odor coloque uma mistura de 2 xícaras de vinagre de álcool com água quente. Deixe descansar 20 minutos, enxague e deixe secar.
Para evitar que fique molhada pelo vazamento do saco plástico ou de resíduos, principalmente restos de alimentos coloque uma folha de jornal no fundo da lixeira antes de colocar o saco plástico. E pulverizar uma colher de chá de bicarbonato de sódio ajuda a eliminar odores.
Tenha lixeiras em separado para o material seco e o úmido. As lixeiras de coleta de material seco não precisam ser forradas com plástico e são facilmente limpas apenas com um pano úmido e desinfetante.