Listas de supermercado: dicas para organizá-las

Casa e família

 

  • Aprenda a organizar a lista do supermercado

    Organizar a lista do supermercado é uma das equações domésticas mais difíceis de solucionar. A arte de somar, subtrair e dividir itens, de modo a multiplicar o conteúdo da despensa, é matéria complicada, sobretudo para principiantes. E mesmo quem tem muita prática, às vezes, faz conta errada.

    “Inicialmente, é preciso identificar os hábitos alimentares, o número de pessoas que vivem na casa, quantas refeições são preparadas diariamente…”, ensina a personal organizer Ana Afonso. “Montar um cardápio semanal é uma forma de racionalizar as compras e ter sempre o necessário na despensa e na geladeira”.

    Uma dica preciosa é elaborar a lista antes de sair, tarefa que deve ser executada em família, para que todos possam opinar. Esse diálogo é importante para definir o volume da compra, pois mostra quem consome o quê e em que quantidades. Fora isso, é fundamental saber por quanto tempo é possível estocar os itens prediletos da casa.

    Por isso, uma regra básica do supermercado inteligente é sempre prestar atenção à vida útil de cada item da lista. Verduras devem ser consumidas quase instantaneamente, pois em cerca de dois dias já começam a murchar. Já frutas e legumes têm uma durabilidade um pouco maior. Frios, depois de abertos, duram em torno de uma semana (geralmente esta informação vem impressa na embalagem, como no caso dos produtos industrializados).

    Porém, tenha em mente que apesar de toda essa matemática, quase sempre vai faltar alguma coisa; ou por esquecimento mesmo, ou por indisponibilidade do produto no supermercado. O segredo é não deixar de garantir o básico e ninguém vai precisar correr para repor a despensa no fim de semana.

     

Comentários