Segurança: como armazenar os produtos de limpeza no jornal Extra O Globo

Minhas dicas para o jornal Extra.

Usar os espaços aéreos e até mesmo sapateiras pode ajudar a organizar os produtos químicos nas áreas de serviço

Por: Lara Mizoguchi em 05/07/13

seguranca

Se a área de serviço, com a mudança de função, está ainda menor do que antes, é importante organizá-la para que os itens de limpeza fiquem bem armazenados. Por isso, é preciso usar o espaço aéreo:
— Suportes para pendurar ferro e tábua de passar, além de vassouras, rodo e esfregão vão organizar e economizar o espaço — ensina Valéria Canellas, personal organizer.

O material de limpeza deve ser guardado conforme o uso: se é frequente, deve ficar em local acessível. Sempre coloque os produtos dentro de caixas transparentes, com a devida identificação.
— Uma boa ideia é instalar uma prateleira sobre o tanque ou máquina de lavar, para pôr sabão, alvejante, amaciante, esponjas e escovas — orienta Valéria.

Outra dica é usar as sapateiras.
— Se puder, pendure uma atrás da porta ou num suporte e guarde ali alguns produtos de limpeza, como panos, escovas e sacos de lixo — afirma Thais Nunes Frare Rodrigues, personal organizer.

E não se esqueça: mantenha os produtos químicos longe de crianças e animais.

Longe da área

O que não se deve guardar na área de serviço ?

Produtos químicos sem rótulo, venenos e inseticidas não devem ser guardados na área, principalmente se há crianças na casa. Rações em embalagens abertas, pilhas de jornais ou papel também não, pois atraem insetos.

Cuidados

Que cuidados a área requer?

O ideal é manter o ambiente sempre limpo, arejado, não acumular lixo e evitar roupas espalhadas. Também é importante conservar os produtos de limpeza sempre fora do alcance de crianças e animais, além de instalar o varal longe de aparelhos elétricos e o conservar sempre limpo e em bom estado.

Organização

Como organizar os produtos de limpeza em áreas de serviço pequenas?

Mesmo num espaço muito reduzido é possível instalar um armário pequeno sobre a máquina de lavar (ou uma pequena prateleira). Esse armário tem a finalidade de armazenar os produtos de limpeza e itens de manutenção.

Ritual

Que cuidados se deve tomar antes de guardar os produtos?

Produtos de limpeza devem ser posicionados de acordo com a frequência de uso, sempre bem fechados, com as embalagens inteiras e os rótulos visíveis. Dessa forma, fica mais fácil ler as orientações e as indicações de uso, além de acompanhar a data de validade.

Vassouras e baldes

Como guardar panos de limpeza, vassouras e baldes?

Caixas plásticas reutilizáveis organizam miudezas: esponjas, escovas, prendedores e panos de limpeza. Limite a quantidade de utensílios como baldes e bacias (um para limpeza e outro para cuidados com a roupa são suficientes), que podem ser guardados encaixados. As vassouras podem ser penduradas em ganchos ao lado do armário, ao lado da máquina ou atrás da porta.

Perguntas respondidas por Ana Afonso, organizadora profissional do site www. anaafonso.com.br.

Comentários