Quem mora nas áreas urbanas sofre diariamente com o pó proveniente da poluição. Sempre tem um pózinho que teima em se depositar na bancada branca da cozinha, nos eletrônicos, na mesa da sala.
E aqueles locais que a gente quase não repara e nem se lembra que também acumulam poeira? Agende a manutenção periódica e inclua na planilha de limpeza da casa.
- Chuveiro: remova o pó com um pano seco ou papel toalha. Desligue sempre da energia elétrica para evitar acidentes.
- Lustres , plafons de teto : Solte a parte móvel e lave em água corrente. Seque com um pano macio e recoloque na peça, após a limpeza das lâmpadas:
- Lâmpadas: Remova as lâmpadas do soquete e limpe com um pano seco.
- Batentes e alto das portas: remova a poeira com um pano seco antes de fazer a limpeza da porta. O pano úmido ou os produtos de limpeza aplicados podem criar uma crosta de pó nesses locais menos visíveis.
- Varais de teto: limpe semanalmente com uma esponja e detergente neutro. Antes de colocar a roupa para secar passe um pano úmido para remover o pó.
- Livros: nunca use pano úmido para remover o pó dos livros, seja das capas seja do miolo. Passe o bocal do aspirador para remover o pó nas laterais e um pano seco na capa.
- Armários e guarda-roupas: Parece difícil não é? O pó se acumula nas partes altas e difíceis de alcançar. Use o aspirador ou um mop de tecido ou simplesmente um pano de limpeza amarrado na vassoura. Retire o pó seco e finalize com um pano ligeiramente umedecido em água e vinagre.