Feito em casa: iogurte

A receita original de fazer o iogurte em casa é milenar, mas nós vamos nos modernizando  e acabamos achando que o iogurte vem do supermercado, em copinhos.

Uma das técnicas mais rápidas, baratas e muito fácil é esta receita, que testei nas semanas em que a chuva deixou a mim e muita gente presa em casa
Passo 1:

Você precisa de 1 litro de leite ( fresco, longa vida, tipo B, tipo A , a escolher) e um copo de 200 ml de iogurte natural. (*)

Passo 2: Leve o  leite numa vasilha ao fogo e retire ao  iniciar o processo de fervura. Deixe amornar, até 45º (na falta de um termômetro de cozinha, use o tato, colocando uma pequena quantidade de leite –  colher de café – na palma da mão. Se estiver bem quente mas suportável, a temperatura esta no ponto).
Misture o conteúdo do copo de  iogurte pronto ao leite, sem deixar grumos. Transfira imediatamente para potes individuais com tampa.


Passo 3 – Mantenha a temperatura para o processo de fermentação  colocando os potes num recipiente térmico (pode ser um cooler como o meu,  uma caixa de  isopor comum, ou uma caixa plástica tampada e embrulhada numa toalha de mesa para diminuir a dispersão do calor).
Deixe repousando por 8 horas.

Passo 4 – Rendimento 4 potinhos de 250 ml. Leve os potinhos à geladeira e consuma em 4 dias.

Sugestão:

(*) Versão light: 1 litro de leite fresco ou longa vida desnatado + 1 copo 200 ml de iogurte desnatado + 1 colher de sopa de leite em pó desnatado. O processo é o mesmo, misturando além do iogurte a colher de leite em pó . Isso dá mais consistência,  encorpa o iogurte.

Comentários