Organização: você usa potes plásticos na cozinha?

 

Ontem, 15/9,  foi amplamente noticiado que a Anvisa proibiu a comercialização de mamadeiras que contenham o bisfenol (BPA) na composição. Saiba mais.

Essa mesma substância esta presente nos potes que utilizamos na cozinha, seja para armazenar alimentos preparados quanto para levá-los do freezer direto ao microondas. 

Para saber quais os perigos da utilização desses recipientes, reproduzo texto do Dr. Carlos Braghini:

O maior problema com o BPA é que ele não fica no plástico, mas vaza para a comida e/ou bebida contida no recipiente. O mais grave, é que ao aquecer no micro-ondas ou colocar comida ou bebida quente dentro dele, segundo um estudo da University of Cincinnati, publicado em fevereiro de 2008, o BPA é liberado 55 vezes mais rápido! (…)

Se você optar por usar recipientes de plástico, assegure-se de fugir daqueles marcados com o número de reciclagem 7 (aquele que aparece no fundo dentro de um triângulo), pois significa que pode conter BPA. Os marcados com os números 1, 2, 4 ou 5 não contêm BPA, mas não estão livres de outros produtos químicos. Se tiver diante de um recipiente bonito, colorido e transparente provavelmente contém BPA.”

Decidir-se sobre qual material usar é uma questão de segurança, saúde e cuidado com a família: potes plásticos ou potes de vidro?

 

 

Comentários