Tema da semana: organização e higiene na cozinha

 

Mantenha a limpeza na cozinha com atitudes simples. A regra mais importante é limpar enquanto estiver usando.

. Limpe as manchas e respingos no fogão, pia e bancadas imediatamente.
. Lave panelas e utensílios: não deixe acumular na pia. Coloque na lava louças os pratos e copos.
. Se derramar algo no piso, remova com um pano para eliminar o risco de escorregar.

Ao finalizar as atividades na cozinha, devolva os aparelhos, louças e utensílios aos armários e gavetas, desocupe a pia e as bancadas.

Para finalizar a limpeza utilize um pano com limpador multiuso ou vinagre branco e passe no exterior do microondas, na mesa do fogão e nas áreas em redor.

Esvazie a lixeira,varra e passe pano no piso e sua cozinha estará sempre limpa e organizada.

 

Dicas para manter a pia limpa e organizada

Esponjas e escovas

Manter esponjas, escovas e sabão molhados produz um ambiente ideal para a proliferação de bactérias prejudiciais à saúde. Depois de usar a esponja lave, torça bem e ponha para secar.
As escovas devem ser cuidadas da mesma forma: remova resíduos, lave e seque.
Mesmo com enxágue adequado e uma boa higienização as esponjas devem ser substituídas periodicamente (entre 8 e 10 dias) ou assim que demonstrarem desgaste. Tenha uma esponja para lavar a louça e outra para a limpeza da pia.
Quanto às esponjas de lã de aço, ao invés de tentar estender a duração mergulhando em sabão ou detergente, prefira dividir em duas partes e descartar após o uso.

Porta sabão
O porta sabão deve ser um recipiente simples e arejado. Tampar o sabão em barra e a esponja num pote fechado é totalmente desaconselhável. Além de amolecer o sabão desprende cheiro.

Pano de pia
O pano de limpeza da pia precisa diariamente de higienização e secagem. Jamais o mantenha molhado no porta sabão ou torcido na beira da pia. Depois de usar, lave e deixe secar, como faz com os panos de prato.

Lixeira
A lixeira sobre a pia da cozinha pode representar uma solução prática, mas também um foco de contaminação. O ideal é manter o lixo longe do lugar onde você lava e cozinha alimentos.

 

Dicas para a limpeza do fogão

  • Use esponja ou pano de limpeza  com água e detergente neutro, enxague e seque com um pano  macio.
  • Para remover  a gordura basta  um pano embebido em água e vinagre branco.
  • Na limpeza mais pesada aplique um pouco de bicarbonato de sódio com uma esponja  ou utilize  vinagre branco. 
  • Para remover manchas difíceis ou resíduos  das peças do fogão, ferva-as em água e  vinagre. Esfregue com uma esponja macia e sabão de coco. Enxague e seque bem antes de recolocar no fogão.

Limpeza do forno

  • Para fornos auto-limpantes  basta passar um pano úmido.
  • Para o forno tradicional : com o  forno desligado e ainda morno, remova o excesso de gordura com um pano úmido ou uma esponja macia, sem esfregar. Para  a gordura  muito incrustada, use um  limpa forno ou a mistura  bicarbonato de sódio e vinagre.

Comentários