Toque de organização – Dica #9

 

Limpeza do fogão

  • Use esponja ou pano de limpeza  com água e detergente neutro, enxague e seque com um pano  macio.
  • Para remover  a gordura basta  um pano embebido em água e vinagre branco.
  • Na limpeza mais pesada aplique um pouco de bicarbonato de sódio com uma esponja  ou utilize  vinagre branco.
  • Para remover manchas difíceis ou resíduos  das peças do fogão, ferva-as em água e  vinagre. Esfregue com uma esponja macia e sabão de coco. Enxague e seque bem antes de recolocar no fogão.

O que não fazer:

Não use esponja  abrasiva (arranha as partes polidas) nem   lã de aço na limpeza das partes  em inox (deixam partículas que podem provocar manchas e ferrugem).

Nunca use removedores ou produtos abrasivos  pois  danificam o inox e o esmalte do fogão.

. Dica: Cubra  a mesa (chapa) do fogão  com papel alumínio quando for fazer frituras e preparações com molhos. Isso evita que a os respingos e a gordura inscrustem.

Limpeza do forno

  • Para fornos auto-limpantes  basta passar um pano úmido.
  • Para o forno tradicional : com o  forno desligado e ainda morno, remova o excesso de gordura com um pano úmido ou uma esponja macia, sem esfregar. Para  a gordura  muito incrustada, use os  produtos antigordura ou a mistura  bicarbonato de sódio e vinagre.

. Dica: quando algo derramou  no forno e ficou queimado, espere esfriar e  remova os resíduos com uma solução de amoniaco (1/4 de xícara) diluido em 1 litro de água. Aplique com uma esponja e  deixe agir por 1 hora. Finalize a limpeza com um pano úmido. Atenção: a cozinha deve estar bem ventilada.

Comentários