Passar roupas é uma das atividades mais cansativas numa casa. Muitas pessoas adiam a tarefa e acabam com uma pilha enorme e não exatamente por seguir a recomendação de acumular a roupa para passar (isso economiza energia elétrica mas esgota a de quem passa).
Tenho aplicado e recomendado o método de controle de tempo também para essa tarefa.
Sugestões:
. Coordene as vezes em que a roupa é lavada com as vezes em que ela deve ser passada – um dia para lavar e um dia para passar, dois dias para lavar e dois dias para passar. Considere o número de pessoas da casa e os diversos tipos de roupas (social, esporte, etc) para montar sua programação.
. Comece separando as roupas por tipo (é prático também para selecionar a temperatura do ferro).
. Estabeleça o tempo total para cuidar da roupa: 2 horas, por exemplo. Na 1a hora passe camisas, calças, saias, vestidos. Quando o timer tocar, se sobraram peças, separe para outra etapa.
. Reinicie a contagem do tempo e na 2a. hora passe roupa de cama , das crianças, camisetas,calças esporte e as demais peças que costuma passar (cada casa tem seus hábitos, em algumas passam-se meias e lingerie). Quando o timer tocar, separe o que sobrou.
As peças que sobrarem irão para o próximo dia de passar. Com a prática será possível dar conta da roupa toda que foi lavada na semana e ainda reduzir essas duas horas. Saber que as tarefas devem ser executadas em um tempo determinado nos faz ficar mais concentradas e produtivas.
Vale colocar suas músicas prediletas para tocar, mas cuidado se você prefere passar roupa em frente à TV. Leva 15 % mais tempo do que necessário.
Leia também: Arrumação em 15 minutos