Organização doméstica – o destino do óleo usado na cozinha

O que fazer com o óleo de cozinha, depois das frituras? Cada litro de óleo jogado no esgoto contamina cerca de 20 mil   litros de água potável. 

Em São Paulo   padarias vão receber óleo de cozinha usado. Galões ficarão a disposição dos clientes – o consumidor entrega o óleo que foi armazenado em casa. Quando a padaria junta 30 litros, encaminha o galão a organizações não governamentais. O óleo é a matéria-prima para fabricação de biodiesel.

Hoje apenas 5% do óleo sujo é reaproveitado no país. A reciclagem de óleo já existe em São Paulo. Por mês são coletadas 250 toneladas de óleo usado. O produto é despejado em caixas de filtragem. A sujeira fica retida na tela. O óleo segue para tanques e descansa durante um dia. Depois é filtrado novamente e já pode ser vendido para indústrias que fabricam o combustível.

No lançamento da campanha, 50 padarias estão participando do projeto de reciclagem do óleo. Em breve, espera-se o apoio de  pelo menos 2.000 padarias, metade das filiadas ao sindicato patronal, na grande São Paulo.

Extraido de SPTV 1ª edição – 14/7/2009

52 padarias aderiram à campanha de reciclagem do óleo de cozinha, promovida pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sindipan), a empresa Bioauto e a ONG Trevo.

Reciclagem

De acordo com o presidente da ONG Trevo, o objetivo da campanha é que no futuro o óleo não seja mais jogado nos mares e rios. Segundo ele,  a maior parte dos grandes estabelecimentos já têm um sistema de reciclagem do produto, mas a adesão dos consumidores ainda é tímida.

 O óleo coletado pode ser vendido para fabricantes de sabão, biodiesel, tintas a óleo, massa de vidraceiro entre outros usos.

Pontos de coleta

Quem pretende reciclar o óleo de cozinha, além de entregar os potes em estabelecimentos que fazem a coleta voluntária, pode solicitar o serviço de empresas e ONG’s especializadas na coleta. Algumas delas fornecem cartazes, bombonas de 50 litros identificadas para estocagem e mantêm um esquema de retirada programada ou a chamado.

No site da ONG Trevo, é possível encontrar os endereços de alguns postos de coleta. A relação das padarias que participam da campanha pode ser consultada no Sindipan, pelo telefone 32913700.
 
Além da reciclagem, a empresa recomenda a instalação de caixas retentoras de gordura nas residências e nos estabelecimentos comerciais como restaurantes, lanchonetes e padarias para evitar o entupimento do encanamento.

Extraido de Último segund0  – 18/07/2009

Comentários