5 S e Housekeeping

É uma filosofia de trabalho que busca promover a disciplina na empresa através de consciência e responsabilidade de seus colaboradores, visando tornar o ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo.

Implantada em etapas tem aplicação em empresas e até em residências, como uma metodologia de organização, aquisição e cultivo de hábitos que objetivam o bem estar geral.

A metodologia 5 S foi criada no Japão após a 2a. Guerra Mundial, como uma das ferramentas para a implantação nas empresas e organizações do Sistema de Qualidade.

Baseada em 5 princípios, que no idioma japonês correspondem à palavras iniciadas com a letra S, foi adotada em diversos países que desenvolveram programas semelhantes: “Teoria da Escova” na Espanha e “Housekeeping” na Inglaterra.

Os 5 sensos:

Seiri: (整理): Senso de Utilização – Separar o que é útil do que não é. Criar uma ordem para utilização de materiais úteis e descartar o que é desnecessário.

Seiton: (整頓): Senso de Organização – Estabelecer um lugar para cada material, identificando e organizando cada um conforme a freqüência do uso. Deixar no ambiente próximo ao colaborador somente o material necessário.

Seisou: (清掃): Senso de Limpeza – Manter os ambientes de trabalho limpos e em ótimas condições operacionais. Limpeza faz parte do trabalho diário.

Seiketsu: (清潔): Senso de Saúde – Visa a conscientização dos colaboradores quanto a importância de adotarem hábitos saudáveis. Padroniza o comportamento, valores e práticas favoráveis à saúde física, mental e ambiental.

Shitsuke: (躾): Senso de Autodisciplina – É o comprometimento dos colaboradores com o programa. É o cumprimento natural dos procedimentos, quando o colaborador se adapta à nova maneira de trabalhar e consegue atingir satisfatoriamente os quatro princípios anteriores do 5S.

Comentários