Organização Doméstica – 2

A administração e organização de uma residência depende do tipo de imóvel e até mesmo da localização e ainda do número de residentes ou integrantes da família. Você pode gerenciar um pequeno apartamento de solteiro até uma casa grande, com filhos pequenos, adolescentes e visitas constantes tanto com o auxílio de empregados domésticos ou com a participação dos moradores na divisão de tarefas.

É a partir do  planejamento adequado e da escolha das prioridades que se torna viável o bom funcionamento e o conforto de sua casa.  Basicamente deve-se encarar que existem tarefas administrativas e operacionais : manutenção (limpeza, lavanderia); compras (suprimentos, vestuário, etc); alimentação (preparação e fornecimento); agenda geral de compromissos –  tarefas,  saúde e lazer.

Planejamento semanal

Inicie a semana com um calendário de atividades, compromissos e tarefas. Inclua desde limpeza, cuidados com roupas, supermercado, feira, etc. É ideal que compromissos de cada membro da família sejam incluídos  nesse planejamento. Desta forma é possível atender desde atividades esportivas, cursos, colégio e faculdade, consultas médicas até viagens de final de semana.

Relacione no calendário de planejamento a manutenção e limpeza. Determine  dia para a faxina geral, lavar e passar roupas,  além de fixar o período para realizar as  tarefas .

Crie listas de tarefas : arrumação diária (fazer as camas,colocar as roupas nos armários),  lavanderia (lavar/passar  roupa da casa e as roupas pessoais)   quer seja para você mesma a executar ou para orientar sua empregada.

Com a prática pode-se antecipar as atividades e tarefas para duas ou mais semanas, fazendo os ajustes necessários.

No planejamento deve constar o item abastecimento/compras. Utilize listas para organizar sua despensa e controlar estoque evitando saídas constantes para suprir faltas. Opte pelo delivery se fazer as compras pessoalmente for uma sobrecarga à sua atividade profissional.

Com a concorrência entre as grandes redes e até ofertas de mercado de bairro, analise se a chamada “compra do mês” pode ser fracionada por semana ou quinzena e aproveite as ofertas e promoções para reduzir seus gastos com abastecimento.

Delegue tarefas : as pessoas com quem você mora também são responsáveis pela casa. Tudo fica mais organizado quando todos participam e têm suas obrigações definidas.

Otimize a utilização do carro .  Organize com familiares o transporte de crianças  para escola e outras atividades e compromissos. Deixe o carro em casa e opte pelo metrô para o trabalho sempre que possível.

Planejamento mensal/trimestral/semestral/anual:

Com seu calendário funcionando adequadamente, com  margem para alterações e inclusões, você pode planejar períodos mais longos e incluir manutenção de veículos, reparos e consertos na casa, consultas médicas e check ups, viagens e férias.

Além de softwares disponíveis para seu computador doméstico, utilize outras ferramentas práticas, passando pelas listas impressas a quadros brancos para recados.

Solicitar um projeto a um personal organizer otimizará seu tempo e garantirá o adequado atendimento  às suas necessidades.

Comentários