Recusando plástico descartável em Julho – single-use plastic free

Há algum tempo venho sentido um grande descontentamento e até desconforto ao ver como utilizamos plástico descartável em coisas totalmente desnecessárias. E nem falo das sacolas de supermercado  porque a polêmica não tem fim, mas de copos, canudos, saquinhos que embalam de alimentos à roupas que depois são embalados em outros plásticos descartáveis.

Como sei que o plástico não chegou de uma vez nas nossas vidas, que cidades desabariam se ele de repente sumisse, estou procurando contribuir com a mudança dos meus hábitos, mesmo que ao não utilizar o canudo plástico na lanchonete eu esteja contribuindo com pouco. É de pingos de água que se faz o oceano.

Conheci o movimento internacional Plastic Free July 2018 e me comprometo a intensificar minhas escolhas: a começar deste mês eu optei por não usar plásticos descartáveis – single-use plastic.

Para quando for necessário beber água na rua também estou substituindo garrafinhas plásticas pelas metálicas e copos descartáveis por  copos  de material similar mas que garantam 100% de reciclagem fáceis de levar na bolsa.

Tenho também travado algumas “brigas” com lojistas que fazem questão de entregar produtos nas sacolas descartáveis, mesmo quando aviso que não quero.
Infelizmente a reciclagem e a coleta seletiva na cidade onde moro fica abaixo do aceitável  e muitas vezes a separação do lixo doméstico é ineficiente. Então cada atitude conta.

E você como se posiciona em relação ao lixo que produz?

Comentários