Sistemas de organização doméstica: o pioneiro Flylady

Conhecendo o Sistema Flylady (Flylady.net) – atualização postagem de fevereiro 2010


Em 2001 uma dona de casa da Carolina do Norte (USA) (FlyLady – Marla Cilley) divulgava no site www.flylady.net , o sistema para a organização de sua casa e sua vida – FLY (Finally Loving Yourself). O método alcançou um grande número de seguidores e temos muitos membros no Brasil, onde há um grupo de suporte para troca de e-mails e mensagens entre os usuários do sistema, o FlyinginBrazil e vários blogs que postam o conteúdo traduzido para o português além de grupos no Facebook e no Whatsapp.

O sistema Flylady consiste em:

Babysteps e Rotinas
Novos adeptos do sistema Flylady são chamados de “Flybabies” e são apresentados aos “babysteps” – uma série de 31 pequenas tarefas diárias que introduzem e reforçam aspectos de limpeza e decluttering que se tornam uma rotina diária, com tarefas divididas em rotinas de manhã, pós- rotinas de trabalho e rotinas antes de deitar (rotina noturna).

Brilhar sua pia
A primeira tarefa é “Vá brilhar sua pia!”
Limpar a bagunça na pia, esfregando e deixando-a brilhante faz com que toda a cozinha fique mais organizada apenas com um passo tão simples. É o incentivo para a flybaby ver como uma pia limpa e brilhante é a inspiração para ajudar a fazer o resto da cozinha brilhar também.
Flylady afirma que cada quarto tem suas próprias pias brilhantes – fazer a cama no quarto e limpar a mesa do escritório, todos eles terão o mesmo efeito.

15 minutos a uma hora
Uma parte crucial do sistema Flylady é que você deve gastar apenas 15 minutos ao fazer algo, caso contrário você vai acabar cansando e desistindo.
Flylady refere-se a pessoas que precisam de seu sistema como “SHES” – que são perfeccionistas e tem medo de começar a enfrentar tarefas domésticas porque não haverá tempo suficiente para fazer tudo ou não vai ser feito com perfeição.
Ao focar em gastar apenas de 15 minutos na limpeza, acaba-se percebendo que muito pode ser feito em 15 minutos e que uma tarefa sempre pode ser feita mais rápido e fácilmente do que você imagina , sem ter de gastar todo o seu tempo na limpeza para manter a casa em ordem.
Flylady incentiva o uso de um temporizador (timer, alarme) para controlar o uso dos 15 minutos com precisão.

A desordem não pode ser organizada

Outro aspecto importante do sistema Flylady é a sua atitude para com a desordem. Ela diz que se você olhar para algo que não a faz sentir-se feliz, você deve se livrar dela. Muitas pessoas enchem suas casas com a desordem e tentam organizar de alguma forma.
Flylady diz que a desordem não pode ser organizada, porque pela sua própria natureza é um obstáculo. Somente quando as Flybabies reduzirem a desordem podem ser capazes de organizar as suas casas.
Isto é feito no sistema Flylady, a 15 minutos a uma hora, através do “Boogie (Dança) do arremesso de 27 coisas”, em que uma Flybaby circula por uma área da casa e escolhe 27 coisas para jogar fora ou doar.
FlyBabies também são incentivadas a evitar que a confusão entre na casa – comprar menos e comprar apenas o que precisam.

Rotinas Semanais

Depois das Flybabies terem aprendido os hábitos básicos e serem capazes de gerir suas rotinas diárias, Flylady então aconselha a adotar rotinas semanais, onde para cada dia da semana é atribuída uma tarefa adicional :

Segunda-feira é a limpeza diária, quarta-feira é dia de missão, quinta-feira é dia de supermercado e sexta-feira é dia da classificação da papelada e finanças, bem como o dia para declutter do carro. Um dia adicional pode ser uma “bênção da casa”. Se a Flybaby mantem suas rotinas de 15 minutos a uma hora, durante a semana, ela só vai ter que gastar uma pequena quantidade de tempo fazendo uma varredura semanal / limpeza, ou uma “bênção para casa.”

Vista-se completamente : da roupa aos calçados

Flylady incentiva as flybabies a “vestir-se e calçar sapatos” – se vestir com roupas até sapatos de amarrar (em oposição a um chinelo rasteiro), para ajudar a entrar em ação durante o dia e ter um efeito melhor sobre a mente do que ficar de pijama.
Para as mulheres também é importante pentear o cabelo e usar maquiagem (mesmo só um hidratante facial e batom) para ter efeito positivo na sua auto-estima.

Zonas

Uma vez que sua casa é decluttered (destralhada) e suas rotinas diárias e semanais, estabelecidas (O que pode demorar meses ou até anos, dependendo de como sua casa está cheia), Cilley aconselha ” o trabalho por zona” .

A cada mês, a casa é dividida em cinco zonas e uma missão diária é estabelecida na zona da semana. Cada missão abrange a limpeza mais detalhada, mas não deve demorar mais que 15 minutos.
Algumas missões são repetidas nos meses subseqüentes, de modo que as missões requerem menos tempo quando há menos bagunça e menos tarefas de limpeza.

Flylady recomenda executar a limpeza detalhada da zona, que cobre os tipos de tarefas como limpeza de rodapés, limpeza de janelas, etc, No entanto, como você só deve enfrentar o que você pode fazer em 15 minutos, isto distribui a limpeza detalhada durante um período de tempo, de modo que ao invés de “faxina geral” basta fazer um pouco todos os dias e sua casa fica mais arrumada e limpa.

Control Journal

Flylady aconselha a utilização de um “Control Journal”, um caderno ou um fichário, como um manual de rotinas de pessoais .Isto pode também incluir uma pasta na qual os papéis importantes e as contas são mantidos para que possam ser trabalhadas enquanto espera em locais públicos, tais como consultórios médicos.
Esse manual de controle deve incluir também informações importantes da casa e até para quese possa consultar em qualquer momento e até em caso de emergência. Sabendo que todas as informações importantes são mantidas em um lugar poupa muito tempo, dinheiro e stress, de acordo com Flylady, e certamente vale o tempo inicial envolvidos na criação do manual..

Lembretes Flylady
Lembretes diários das rotinas, as zonas e as missões são enviadas quando você se inscrever  nos grupos Flylady.*

Perfeccionismo leva à procrastinação
De acordo com o sistema Flylady, a razão mais freqüente para a procrastinação e ineficácia é o perfeccionismo : as pessoas não iniciam uma tarefa se elas acham que não têm o tempo ou a capacidade de fazê-la perfeitamente.
Algumas palavras freqüentemente repetidas a este respeito são “suficientemente bom é bom o suficiente” ou “trabalho doméstico feito incorretamente ainda abençoa a sua família”.

Tradução e adaptação do texto original Flylady.net por Ana Maria Afonso.

* Inicialmente o sistema foi divulgado no Brasil através dos grupos oficiais de e-mail, com suporte pela Flylady.net.
Hoje os grupos caminham por sí e não há mais no site a denominação grupo oficial para os diversos países onde é divulgado.

 

Referências:
Facebook The Flylady – https://www.facebook.com/TheFlyLady/app_332077366851915
Grupo Flyinginbrasil – https://groups.google.com/forum/#!forum/flyinginbrasil

Comentários