Não guarde panela com a comida na geladeira.

Um hábito que ainda se encontra em muitas casas é o de guardar na geladeira os alimentos  nas panelas onde foram preparados. Pode parecer o correto já que o alimento que sobrou será novamente aquecido mas compromete tanto o alimento como a panela.

Isso  contribui tanto para o desgaste das panelas ( molhos ácidos e o sal corroem o revestimento, gorduras deixam manchas) quanto para  a  possível contaminação do alimento que já ficou tempo fora da geladeira   e pela manipulação incorreta: fogão – mesa – geladeira. E completando o ciclo, a panela sai da geladeira e vai para a chama do fogão para reaquecer o alimento.

Devemos cuidar do que servimos nas nossas casas: transfira sempre os alimentos após o preparo para travessas ou recipientes que após servir possam ir à geladeira, tampados e protegidos de eventual contaminação cruzada.
Não dá tanto trabalho assim e é uma questão de higiene.

  • Transfira os alimentos quentes para recipientes adequados,  aguarde que a temperatura se reduza um pouco e coloque-os   na geladeira  abertos.  Espere até esfriarem e só então tampe.
  • Deixe os alimentos fora da geladeira o menor tempo possível: a partir de 2 horas em temperatura ambiente o processo de deterioração pode se iniciar pela ação de  bactérias que aproveitam a baixa da temperatura para se desenvolverem.

 

Comentários