Com quantos sacos plásticos se recolhe o lixo numa casa?

No mundo todo se incentiva a redução do uso de sacos/sacolas plásticas. No estado de São Paulo, as campanhas se sucedem desde 2008. Sacolas plásticas passaram a ser cobradas nos mercados mas passada a gritaria (como vamos recolher o lixo?) as pessoas que se acostumaram a pagar por elas e as usam sem moderação.

O argumento principal é que as sacolas podem ser usadas para armazenar e coletar o lixo dando assim outro destino – reutilizando-as. Mas quando foi que o lixo doméstico passou a precisar de tantas sacolinhas e sacos plásticos?

Se por um lado a  coleta residencial não pode ser feita em recipiente aberto nem em sacos feitos com jornal o descarte do lixo num exagero de sacos plásticos, sacolinhas de mercado empilhadas na calçada são um perigo para o meio ambiente.

Com frequência se usa  um saco para a lixeira na pia  da cozinha, outro para a lixeira do banheiro, outro para a lixeira do escritório,  e todos vão  para o saco da lixeira principal  e  depois para o saco plástico da lixeira do prédio ou ainda diretamente para a calçada.

 

Racionalizei em casa o uso das sacolas/sacos de lixo e vou deixar aqui algumas sugestões:

As lixeiras para lixo seco não precisam de sacos plásticos. Lixeira do escritório onde se descartam papéis pode ser diretamente despejada na lixeira principal.

O mesmo vale para o lixo da pia e de banheiro, ainda que alguns acreditem que é indispensável ter uma sacolinha para juntar o lixo.
É suficiente armazenar  o lixo diretamente na lixeirinha  e  esvaziar na lixeira principal ou para quem separa o lixo,  na lixeira dos não recicláveis.
Não há necessidade de manusear o lixo, é só  tirar a tampa  e despejar  na lixeira principal e depois lavá-la. (procedimento que deve ser diário com ou sem sacolinha plástica). Algumas lixeiras já vem com um balde removível para facilitar na hora de esvaziar.

 

Pode parecer impensável para muita gente, mas se pretendemos viver num mundo onde o plástico não seja mais o vilão, analisar com coerência o uso de múltiplas  sacolas/sacos de lixo faz sentido.

De quantos sacos plásticos você precisa para recolher o lixo da sua casa?

 

Sobre a lixeira de pia:
Ter uma   lixeira na pia parece  mais cômodo mas aumenta os riscos de contaminação. Manter louça lavada enquanto alimentos são preparados ao lado do lixo não tem nada de higiênico.
Utilize lixeiras de piso com  pedal na cozinha em vez de lixeiras de pia.

 

Comentários