Dicas para organizar os tecidos do ateliê

O seu ateliê é o coração da sua atividade mas você não consegue manter tudo organizado como gostaria?

Um artesão precisa ter tudo à mão, mas também precisa saber o que tem, o que precisa comprar, fazer controle de estoque para não perder-se em meio aos tecidos, aos rolos de fios, às linhas e aviamentos.

 

Muitas vezes à primeira vista pode parecer que falta arrumação  mas o mais comum é estar faltando organização. Durante o trabalho do artesão são necessárias constantes arrumações, ou seja, devolver o material já utilizado aos lugares.

Neste post quero ilustrar as formas de manter os tecidos organizados. Muitos estoques são pedaços, retalhos,  nem sempre compram-se rolos. A seguir inspirações de como visão  e acesso ao material.

  1. Prateleiras e  nichos são excelentes formas para organizar. Nestas imagens os cortes de tecido foram dobrados em medidas padronizadas e separados por cor, padronagem, tipo de tecido.

Os tecidos organizo por cores e temas (floral, figuras, cozinha, jeans, infantil e geométrico) Por Márcia Marinho –  Temco

2. Nestas imagens a inspiração é como controlar os padrões e tecidos usados nas criações, um catálogo. Criar um mostruário de tecidos com material simples como fichas e caixa de arquivo com divisórias.    “Do tempo em que era possível arquivar todos os tecidos que usávamos em uma caixa de fichas de arquivo.”  Por  Flô di Pá

 

Como a organização depende do espaço disponível e da dinâmica de trabalho do ateliê,  outras sugestões também são possíveis. Analise qual  serve para seu propósito e para a quantidade de material que mantém.

  • Caixas transparentes – separação por cor, padrão. Podem ser empilhadas ganhando espaço, porém nem sempre lidar com elas, no tira e põe de volta no lugar é funcional.                                                         www.incolororder.com
  • Prancha para enrolar os tecidos – funcional para quando se tem metragens e cortes diferentes. Podem ser acomodadas em prateleiras, em gavetas, em caixas.

 

*Crédito imagem destacada: Paninhos e Afins 

 

Sugestões de Personal Organizer e de Costureira Criativa

Comentários