Cozinhar e amar: dicas culinárias de consultora doméstica

Dicas para facilitar o dia a dia na cozinha.

Molho de tomate caseiro: escolha o tipo certo. Tomate italiano faz um molho encorpado e saboroso. Basta bater os tomates no liquidificador, juntar seus temperos naturais (cebola, alho), sal. Deixe cozinhar em fogo brando até engrossar (não precisa deixar horas no fogo).

Se quiser congelar coloque num recipiente de vidro bem tampado e conserve por até 3 meses.

Conservar legumes e vegetais fresquinhos na geladeira: higienize, seque e mantenha em sacos plásticos evitando contato direto com a umidade e os demais alimentos armazenados na geladeira.

As folhas para salada precisam ser higienizadas e bem secas (use a centriguga). Duram mais na geladeira  se guardadas num pote intercalando papel toalha para absorver a umidade.

 

 

Cansada de descascar alho, picar, triturar, preparar seu tempero? Coloque os dentes de alho na água e deixe a casca soltar. Coloque num franco com azeite (ou óleo vegetal de sua preferência). Tampe bem e conserve na geladeira. Use o oléo para cozinhar e os dentes de alho para os refogados. Conserva mais de 30 dias sem modificar a textura.

Como preparar pratos de carne e congelar:  quando fizer uma peça de carne assada dê preferência a fatiar e congelar sem o molho. Na hora de servir, descongele com antecedência na parte baixa da geladeira ou no microondas, aqueça e derrame o molho por cima.

 

Como congelar carnes in natura em porções

  1. Evitar congelar peças muito grandes. De preferência a dividir  em porções menores, suficientes para consumir em refeições para a família.
  2. Uma vez descongelada, não deve ser novamente levada ao freezer.
  3. Não  lavar e temperar a carne – somente tirar os excessos de gordura e cortar em  porções.
  4. Use as embalagens corretas: sacos plásticos próprios para alimentos e  filme plástico (filme de pvc)

 

Comentários