Como aplicar a recomendação de juntar a roupa para lavar

Muitas vezes me questionam se é melhor acumular a roupa para lavar à máquina ou lavar diariamente. Na verdade percebo que algumas pessoas confundem juntar as roupas para ter uma carga completa com acumular roupas e ter de “bater” várias máquinas num só dia.

O ideal é sempre usar a lavadora cheia, atingindo o peso total e obtendo o máximo de eficiência em limpeza e economia de água e energia.

Quando se lavam poucas peças diariamente, mesmo em ciclos de nível de água mais baixo, o gasto será maior do que efetuar a lavagem com carga completa.

Ou seja, se você lava 3 peças por dia esta desperdiçando água e energia, além do detergente (sabão) e outros produtos para a lavagem. Já lavar 15 peças a cada 5 dias otimiza seu tempo e economiza.

Portanto, acumular até ter carga completa não é a mesma coisa de acumular e usar a máquina três vezes num só dia, o que pode ser necessário só se você não tiver tempo durante a semana.

Relação de capacidade em kg x consumo de água por ciclo das diferentes lavadoras de roupa

Capacidade 8 kg – Consumo por ciclo varia de 98 a 144 litros (abertura superior).

Capacidade 10 kg – Consumo por ciclo varia de 82 a 116,5 litros (abertura frontal) e entre 90 a 135 litros (abertura superior).

Capacidade 10 kg e 12 kg – Consumo por ciclo varia de 82 litros (abertura frontal) e entre 90 e 168 litros (abertura superior) por lavagem.

Capacidade 14 kg e 17 kg – Consumo por ciclo varia de 100 e 132 litros (abertura frontal) e entre 98 e 197 litros (abertura superior).

 

*de acordo com o Inmetro.

 

 

Comentários