Segunda-feira: acabe com o caos do fim de semana

Livre-se do caos pós-fim de semana na sua casa

É segunda-feira e sua casa está com a pia cheia de louças, o chão tomado por farelos de pão e restos de pipoca e a área de serviço lotada de roupas sujas. Ninguém merece começar a semana assim. O caos, porém, pode – e deve- ser combatido, pouco a pouco, com a manutenção da ordem durante a semana.

“Se todo dia você tirar alguns minutos para realizar uma tarefa doméstica, não vai sobrar muita coisa para o seu tempo de folga”, ensina a personal organizer Ana Afonso. Para ajudar, faça uma agenda de atividades, que também impede que, quando vá limpar ou arrumar algo, acabe passando um dia inteiro na função.

Ana sugere elaborar uma tabela de oito colunas por 36 linhas. Uma coluna é para o tipo de serviço e as outras para os dias da semana. Das linhas, seis devem ser destinadas para as categorias e as outras 30 para as subcategorias (tarefas detalhadas). A especialista em organização dá um exemplo de como preencher as linhas, mas adeque o modelo à sua realidade:

– Quarto: arrumar a cama, recolher roupas, varrer/aspirar e trocar lençol;

– Banheiro: limpar box/banheira, limpar pia, limpar espelhos, retirar cesto de papeis e limpar/lavar piso;

– Cozinha: lavar louça, limpar pia e bancada, limpar fogão, limpar geladeira, arrumar armários/gavetas e varrer/lavar piso;

– Lavanderia/Área de serviço: colocar roupa na máquina/secadora, colocar/tirar roupa do varal, limpar tanque, arrumar prateleira/armário, passar roupa, varrer/lavar piso e recolher lixo;

– Sala de estar/jantar/lazer: recolher objetos, limpar/aspirar sofá e tapetes, limpar/aspirar piso e limpar móveis;

– Geral: limpar portas e janelas, varrer e lavar área externa, lavar tapetes e cuidar das plantas.

Para quem não mora só, é essencial ainda dividir as atividades. Enquanto um cozinha, o outro faz compras. Enquanto um bota a roupa para lavar, o outro varre um cômodo. Os filhos também devem ajudar. “As crianças podem arrumar o quarto, separar as roupas para lavar e deixar seu material pronto para segunda-feira”, aconselha Ana.

A regra do ‘sujou-limpou, tirou do lugar-colocou de volta ‘é válida. “O ideal é que, ao mesmo tempo em que se cozinha, você lave a louça, limpe os respingos de molho no fogão e recolha o lixo. No banho, você já pode passar um pano no box. E, enquanto escova os dentes, pode lavar a pia”, exemplifica Ana.

No caso de receber pessoas em casa, a situação complica um pouco. Mas também há soluções para diminuir o caos. Prepare as comidinhas com antecedência, para ter tempo de deixar tudo limpo. Pense em pratos que possam ser consumidos com as mãos e apoiados em um guardanapo. “Se os amigos forem íntimos, peça uma contribuição no fim da festinha, como jogar as coisas no lixo ou colocar na pia”, diz apersonal organizer.

Originalmente publicada no Blog Walmart em 07 de novembro de 2011

Comentários