Lava louças – economize tempo e água

Na última década a lava louças assim como a lava e seca passaram a ser os eletrodomésticos mais desejados pelas donas/os de casa.Pela praticidade, pelo ganho de tempo, pela eficiência. Porém algumas dúvidas ainda influenciam a decisão de compra: consumo de energia e de água.

Consumo de energia: eletrodomésticos são classificados de acordo com a faixa de consumo de energia de A a G  sendo A a faixa de menor consumo e maior eficiência e G a faixa de maior consumo. Basta checar a etiqueta afixada obrigatoriamente no produto na hora de escolher o seu.

Consumo de água: as máquinas modernas  gastam menos água que uma lavagem na pia da cozinha. Usando  água em altas temperaturas reduz a quantidade necessária na lavagem e já está misturada com sabão concentrado diferente da lavagem manual que exige mais tempo esfregando e enxaguando.

Segundo  a Sabesp, companhia de água do Estado de São Paulo,  lavar a louça com a torneira aberta por 15 minutos consome 117 litros de água em residências e 243 litros em apartamentos (a diferença fica por conta da  pressão mais forte da água).
Uma máquina muito eficiente gasta cerca de  8 litros por ciclo e os fabricantes tem se encarregado de trazer informações claras e desmistificar conceitos em relação ao consumo.

Comparativo de uso da lava-louças com a lavagem de louças na pia

Imagem: http://www.magazineluiza.com.br/

 

 

Comentários