Mini horta – Cultivando temperos no apartamento

Você mora em apartamento e  gostaria de cultivar temperos, ter uma mini horta? Escolha o local que  recebe mais horas de sol por dia, principalmente o sol da manhã. Pode ser na varanda, na janela da sala, na janela da cozinha ou na área de serviço.

Opte por comprar as mudas já em vasos ao invés de semear sementes. Demora mais para parecer que a gente esta fazendo certo.

Você pode replantar as  mudas em vasos de plástico ou barro, em uma floreira (mas nem sempre colocar várias ervas num mesmo pedaço de terra dá certo), em garrafas pet, em latas.

A escolha pode começar por temperos básicos, como salsa, cebolinha, coentro, tomilho, alecrim, mangericão e a perfumada hortelã.

Para plantar as mudas seguir o passo a passo:

Passo a passo plantio

  1. No fundo do vaso precisa haver um buraquinho para escoamento da água. Utilize um pedaço de telha ou qualquer outro objeto que impeça a obstrução desse furo.
  2. Insira uma camada de argila expandida ou pedras (brita).
  3. Deposite uma camada de areia grossa.
  4. Coloque uma camada com a seguinte mistura: composto orgânico, húmus e areia.
  5. Acomode a muda no vaso e acrescente nas laterais mais composto orgânico.
  6. Regue até a água escoar pelos furos, decore com umas pedrinhas e pendure ou coloque na estrutura que preparou.
    (imagem e texto de http://hmjardins.com.br)

Não regue em excesso nem se esqueça de fazê-lo. Nos dias mais quentes você pode regar diariamente e em dias mais frios  dia sim, dia não.

Vasos de ervas:

Eu optei por comprar as ervas já em vasos, seguindo as orientações de rega e insolação. Não é preciso transplantar para outro local, apenas cuidar dos vasos  já em crescimento. O produtor coloca as informações na embalagem.

Escolhi a janela da lavanderia para mantê-los sob boa insolação e ainda protegidos do vento e chuva.

E uma pequena floreira hidropônica com rúcula brotando foi acrescentada na última semana (já cortei folhas duas vezes mas esta parecendo que é mais difícil esse cultivo). Espero que ela resista e rebrote, estou seguindo à risca as orientações do produtor!

Comentários